Programação do Conbrascom dará enfoque à gestão e ao planejamento na comunicação pública
A importância da comunicação pública na construção da cidadania, como ferramenta de transformação, será o tema da palestra que a especialista em comunicação Nádia Rebouças fará na abertura da programação do Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) deste ano, que será realizado nos dias 18 e 19 de junho na capital mineira, e que tem como tema a Comunicação Pública - Gestão e Perspectivas no Sistema de Justiça.
Nádia Rebouças desenvolveu a metodologia Diálogos, inspirada nos ensinamentos do físico David Bohm. A metodologia estimula o protagonismo, a troca de experiências e a criação de soluções criativas para as questões abordadas. "Por meio dos diálogos são criadas interfaces capazes de construir metas, objetivos, projetos e planejamentos", argumenta.
Ainda no primeiro dia do Conbrascom, a Gestão da Comunicação: Perspectivas no Sistema de Justiça será o tema discutido pelas assessoras de comunicação Giselly Siqueira (CNJ), Adriana Chiarini (STJ) e Natália Veloso (CNMP). A programação inclui também a realização de três oficinas: Planejamento de Comunicação da Justiça, com Juliska Azevedo, (secretária de comunicação social do Governo do Rio Grande do Norte); Comunicação Interna com Elizeo Karkoski ( diretor de novos negócios da Agência P3K Comunicação); e Gestão de Canais e Plataformas de Comunicação com Fernando Freitas, (empresário, estrategista, consultor e palestrante do segmento digital).
Segundo dia
Já o segundo dia começa com as reuniões setoriais, e prossegue com a realização de dois painéis. O primeiro traz o tema Abrindo a caixa: como desenvolver estratégias de Comunicação Integrada no Poder Judiciário , tendo como painelistas os desembargadores Marcelo Navarro (TRF5) e Túlio Martins (TJRS) e Álvaro Almeida, fundador da Report Sustentabilidade.
O segundo painel tratará da Comunicação Cidadã e Responsabilidade Social: a Importância da Comunicação Pública na Democratização da Mídia, e será debatido por Fábio Castro (doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V -Sorbonne-Descartes- e professor da UFPa), Tereza Cruvinel (mestre pela Universidade de Brasília e repórter da Rede TV/Minas), e Ivan Moraes Filho (mestre em comunicação pelo PPGCOM/UFPE e integrante do Centro de Cultura Luiz Freire).
Como sempre, o encerramento do Conbrascom se dará em grande estilo. À noite, os corações vão bater mais forte com a divulgação dos vencedores do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, com uma recepção festiva para os participantes. (Fonte: Márcia Bueno / Chefe do Núcleo de Comunicação do Conbrascom)