TRT-MG é 1º lugar no prêmio IDJus, com base nos dados do CNJ

publicado 29/06/2015 13:23, modificado 29/06/2015 16:23
TRT-MG é 1º lugar no prêmio IDJus, com base nos dados do CNJ (imagem 1)

O prêmio de 1º colocado no Índice de Desempenho da Justiça - IDJus, conferido ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais) no conjunto da Justiça do Trabalho do país, foi entregue, na manhã desta segunda-feira (29), à desembargadora presidente Maria Laura Franco Lima de Faria, em companhia do diretor-geral do TRT-MG Ricardo Oliveira Marques. O Índice, fundamentado na base de dados disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), constitui um indicador elaborado pelo renomado Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, que busca aferir o desempenho judicial brasileiro na Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

A presidente do TRT-MG considera a premiação "um momento histórico do TRT da 3ª Região" e a comemora como "o reconhecimento ao esforço modernizador empreendido pela Administração do Tribunal e à dedicação e competência dos gestores e servidores".

TRT-MG é 1º lugar no prêmio IDJus, com base nos dados do CNJ (imagem 2)

Na elaboração do IDJus, o IDP leva em conta que o adequado desempenho da Justiça envolve o aperfeiçoamento dos tribunais em três dimensões básicas da administração judiciária: gestão orçamentária, gestão de recursos e gestão de processos. O índice está em sua 4ª versão; completa agora uma série histórica de quatro anos (2010, 2011, 2012 e 2013), e busca auxiliar os tribunais no processo de melhoria da prestação jurisdicional, apontando os pontos positivos e oferecendo um norte para o aprimoramento contínuo e para o planejamento estratégico.

Colocação

TRT-MG é 1º lugar no prêmio IDJus, com base nos dados do CNJ (imagem 3)

Na Justiça do Trabalho, o 1º lugar alcançado pelo TRT-MG é seguido pelo TRT-SP (2º), TRT-15, de Campinas ( 3º) e TRT-RJ (4º lugar). Na Justiça Federal, o 1º colocado é o TRF5, cuja jurisdição abrange os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande Norte e Sergipe. E na Justiça Estadual, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Todos os resultados obtidos, inclusive das versões anteriores do índice, encontram-se na página do CPJus - Centro de Pesquisas sobre o Sistema de Justiça brasileiro.

IDP

O Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP é um centro de estudos e de reflexões sobre o Direito, e voltado para o ensino do direito e a pesquisa jurídica. É a instituição mantenedora da Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP), e reúne em seu corpo docente alguns dos mais respeitados juristas do país, incluindo doutores, mestres, magistrados, membros do Ministério Público, ministros de tribunais superiores e ministros de Estado. O instituto mantém intercâmbio com a comunidade acadêmica jurídica internacional.

Veja mais: O Globo - Resultado IDJus - Índice de Desempenho da Justiça - O que é o IDJus?

Visualizações: