TRT-MG participa de reunião no TJ-ES para melhorar pagamento de precatórios

publicado 12/03/2015 12:23, modificado 12/03/2015 15:23

A 3ª Reunião de Trabalho dos Gestores de Precatórios, que aconteceu no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) entre os dias 9 e 11 deste mês, terminou nesta quarta-feira (11). Ao final dos trabalhos, o grupo apresentou suas conclusões sobre uma série de temas e o destaque foi para as ações que buscam otimizar a cobrança dos precatórios.

De acordo com a decisão tomada pelos participantes do encontro de forma unânime, para otimizar a cobrança das parcelas no Regime Especial de Precatórios, os entes devedores (Poder Público) devem ser convocados a apresentar o plano de pagamento que pode contemplar, entre outros, transação, deságio ou legislação que preveja a compensação da dívida.

Com a medida adotada, a expectativa é de que os devedores façam um planejamento para melhorar os pagamentos de precatórios. As decisões tomadas no encontro realizado no Espírito Santo serão encaminhadas para o Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, TRT-MG, participou o juiz Danilo Siqueira de Castro Faria, diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, representando na reunião a 2ª vice-presidente e ouvidora, desembargadora Emília Facchini.

Juiz auxiliar de Precatórios do TJES, Rodrigo Cardoso Freitas destacou a importância do debate realizado, além dos avanços que podem ser conquistados na gestão de precatórios. "É um debate que pode mudar a realidade do Estado e do país. Estamos em busca de reforçar a credibilidade das decisões judiciais sobre precatórios e melhorar a forma de pagamento das dívidas", explicou.

A 3ª Reunião de Trabalho dos Gestores de Precatórios contou com magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça dos seguintes Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Tocantins, Ceará, Paraná, Pará, Maranhão, Alagoas e Pernambuco.

O próximo passo da equipe é a reunião realizada no Rio Grande do Sul, entre os dias 21 e 22 de maio. O local exato do evento ainda será definido.

O juiz Rodrigo Cardoso Freitas reforçou a satisfação do Poder Judiciário do Espírito Santo em receber o encontro, que foi encerrado nesta quarta, e considerou de grande importância as conclusões alcançadas. (Fonte: informações à Imprensa, divulgadas pela Assessoria de Comunicação do TJES)

TRT-MG participa de reunião no TJ-ES para melhorar pagamento de precatórios (imagem 1)
O juiz Danilo Siqueira de Castro Faria (4º da dir. p/esq), diretor do Foro Trabalhista da capital, representou o TRT3

VEJA AQUI TODAS AS CONCLUSÕES DO ENCONTRO .

Visualizações: