TRT/MG se prepara para a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

publicado 01/06/2016 11:48, modificado 10/03/2019 11:05

Faltam poucos dias para o início da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que acontecerá entre 13 e 17 de junho. Realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o evento conta com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país e tem como objetivo promover acordos entre patrões e empregados para a solução de processos trabalhistas.

São muitas as vantagens de se conciliar. É uma forma mais rápida de resolver um processo, pois não há necessidade de produção de provas. Também é mais barata, já que as partes não precisam gastar com documentos e deslocamentos aos fóruns trabalhistas. E ainda é pacífica, por se tratar de um ato espontâneo, voluntário e de comum acordo entre os envolvidos.

Isso é possível porque os conciliadores são treinados para atuar de acordo com os princípios de informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. Os conflitos resolvidos pela via da conciliação dispensam a atuação imediata de advogados e do juiz, que apenas homologa (valida formalmente) os acordos negociados entre as partes.

Por todas essas vantagens, o TRT/MG espera, durante o evento deste ano, bater os números da última edição da Semana, que aconteceu em março de 2015, quando foram realizadas 3.675 acordos, resultando na arrecadação de mais de R$ 80 milhões para pagamento de dívidas trabalhistas.

Participar da semana é muito fácil. Basta acessar a página do TRT3 (clique aqui ) e preencher o formulário solicitando uma audiência de conciliação.

Saiba mais sobre a conciliação assistindo ao vídeo feito pela TV TRT-MG .

Visualizações: