Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2015 a 2016 / TRT-MG sedia capacitação de Sistema de Gestão Orçamentária para toda a JT

TRT-MG sedia capacitação de Sistema de Gestão Orçamentária para toda a JT

publicado 26/04/2016 10:13, modificado 26/04/2016 13:13
TRT-MG sedia capacitação de Sistema de Gestão Orçamentária para toda a JT (imagem 1)
Da esquerda pra direita: Givaldo Costa Nascimento, Marília Souza Diniz Alves, desembargador Júlio Bernardo do Carmo, Augusto Willmann Saar de Carvalho e Anníbal Nery Júnior

Teve inicio, na manhã desta terça-feira (26), o 1º Encontro de Capacitação do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (Sigeo-JT), realizado no prédio da sede administrativa do TRT-3 (MG) (Av. Contorno, 4631 - Belo Horizonte). O evento irá capacitar servidores de diferentes Regionais da Justiça do Trabalho para a utilização do novo sistema.

O que é o Sigeo-JT?

O Sigeo-JT é uma ferramenta eletrônica para planejamento, elaboração, execução e controle da proposta orçamentária da Justiça do Trabalho. Criado inicialmente pelo TRT-20 (SE), foi desenvolvido a partir da iniciativa do Grupo de Trabalho formado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em agosto de 2014, para buscar uma solução em informática que garantisse agilidade na obtenção de dados, racionalizando procedimentos e integrando o acompanhamento orçamentário de toda a Justiça do Trabalho.

Além de simplificar todos os processos e de melhorar a eficácia e eficiência no aproveitamento dos recursos, o Sigeo-JT permite a aferição da gestão por meio de indicadores e relatórios, melhorando o controle e reduzindo a possibilidade de erros. Antes da implantação do sistema, todo esse processo de elaboração e acompanhamento era realizado manualmente.

O Sigeo-JT foi instituído em toda a Justiça do Trabalho no dia 30 de novembro de 2015 (Ato Conjunto TST.CSJT.GP nº19), após o aprimoramento do programa a partir de versões desenvolvidas com o acompanhamento de uma equipe técnica formada por servidores de TRTs da 1ª, 3ª, 9ª, 14ª, 16ª e 20ª Regiões. Este ano, o Sigeo-JT deve ser utilizado para enviar a proposta orçamentária da Justiça do Trabalho ao Poder Executivo e para elaborar o planejamento de receitas e despesas do exercício de 2017.

O Encontro de Capacitação do Sigeo-JT

O 1º Encontro de Capacitação do Sigeo-JT foi aberto pelo presidente do TRT-3, desembargador Júlio Bernardo do Carmo. O representante do Tribunal mineiro falou do objetivo do evento e aproveitou para prestigiar a "nobre missão" das unidades de orçamento e finanças da Justiça do Trabalho. Também avaliou a existência de um sistema informatizado unificado e a criação do grupo de trabalho de orçamento e finanças como necessidades urgentes. "Os desideratos específicos deste encontro estarão sintonizados com a simplificação do processo de elaboração da proposta orçamentária, com a melhora da eficiência e da eficácia no aproveitamento dos recursos orçamentários disponibilizados e com o aumento do controle relativo à execução orçamentária e financeira", apreciou o desembargador.

A capacitação está a cargo do Secretário de Orçamento e Finanças do TRT-20, com a participação e o apoio da diretora de orçamento e finanças do TRT-3, Marília Souza Diniz Alves, do coordenador de orçamento e finanças do CSJT, Marcos Augusto Willmann Saar de Carvalho, e do coordenador de orçamento e finanças do TST, Anníbal Nery Júnior.

Os participantes se dividem em duas turmas: a primeira, iniciada nesta terça-feira, é voltada para TRTs da 1ª até a 12ª Região, conta com atividades no turno da manhã e da tarde e se encerra ao final da manhã do dia seguinte; a segunda, para o TST e para os TRTs da 13ª até a 24ª Região, inicia na quarta-feira (27) à tarde e se estende ao longo de toda a quinta-feira (28). (Texto: David Landau / Fotos: Leonardo Andrade)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /