Usuários avaliam positivamente Varas do Trabalho de Minas
Servidores da Ouvidoria (foto: Augusto Ferreira) |
A divulgação dos serviços disponibilizados pela Ouvidoria e a ampliação da coleta de manifestações nas diversas unidades deste Tribunal, desde o mês de outubro de 2014, mediante a distribuição dos formulários e novas urnas coletoras, têm ampliado as possibilidades dos usuários opinarem sobre o trabalho dos servidores e juízes. As ações resultaram em aumento do número de manifestações, com relevo para as avaliações positivas, situação que a princípio poderia não ser prognosticada.
No segundo semestre de 2014 a Ouvidoria recebeu 188 elogios, direcionados a magistrados e servidores: no primeiro semestre do mesmo ano, o número foi de 106. Todas essas avaliações foram cadastradas somente depois da verificação da autenticidade da autoria e do conteúdo, muitos deles dirigidos à Instituição como um todo, por se sentirem os usuários acolhidos. Dentre as avaliações da segunda metade do ano passado, destacam-se as manifestações relativas à excelência dos serviços prestados nas Varas do Trabalho de Caxambu, Caratinga e Bom Despacho.
Além disso, a Ouvidoria também recebeu manifestações elogiosas aos servidores das Secretarias das 2ª, 3ª e 11ª Varas do Trabalho de Belo Horizonte, Unaí, Diamantina, Frutal, Nanuque, 2ª de Sete Lagoas, 3ª de Governador Valadares, São Sebastião do Paraíso, 2ª de Uberaba, 5ª de Uberlândia, Sabará, Araxá, Itajubá e Nanuque, dentre outras.
O advogado Luciano Fusco Nogueira (OAB 65846/MG), por exemplo, expressou sua satisfação com os servidores e o juiz da Vara de Caxambu: "Gostaria de deixar consignada minha satisfação com o atendimento e a presteza dos funcionários da Vara do Trabalho de Caxambu, bem como pela excelente prestação jurisdicional que nos tem sido ofertada pelo Juiz Titular". Também destacou a atuação do diretor de secretaria da vara, Marco Antônio Viotti Moreira, pelo bom trabalho de sua equipe e por seu dinamismo: "Observo com profunda admiração o empenho dos servidores para um deslinde ágil das demandas, muito bem orientados pelo dinâmico Diretor de Secretaria".
O diretor Marco Antônio Viotti Moreira, citado expressamente em diversas manifestações dirigidas ao pessoal da Vara de Caxambu, disse que o desempenho tão bem avaliado decorre da união de sua equipe, do apoio recebido da Administração do tribunal e da participação ampla da Diretoria da Secretaria de Desenvolvimento em Recursos Humanos (DSDRH) no aprimoramento do exercício da função de gestão, através de avaliação e participação na Trilha de Desenvolvimento Individual, projeto hoje em execução e de suma importância para o crescimento profissional dos gestores. (foto: Servidores da VT de Caxambu - arquivo pessoal)
Outros testemunhais
O reclamante Elias Petronilha de Andrade escreveu para a Ouvidoria, nos seguintes termos: "Eu, como trabalhador, residente e pai de família em Caratinga, estou muito satisfeito com os serviços prestados pela Vara do Trabalho da Cidade [Caratinga]. Já é a segunda vez que solicitei os serviços prestados e fui muito bem atendido". (foto: Servidores da VT de Caratinga - arquivo pessoal)
Douglas Marcus, advogado registrado em São Paulo (OAB/SP 227.791), que atuou na Vara do Trabalho de Bom Despacho, enviou a seguinte mensagem: "Registro meu elogio ao atendimento dispensado aos advogados na Justiça do Trabalho em Bom Despacho, de toda sua equipe e jurisdicionado, em especial aos Servidores Denise, Erika e Paula, no qual fui atendido no último dia 9. Deveríamos ter mais exemplos deste no Poder Judiciário. Receba minha distinta consideração".
A assistente do perito Marcos Augusto Pego Lenk, Maria Cristina Nassau, assim se expressou: "Gostaria de manifestar minha opinião sobre os funcionários da Expedição. Há 23 anos me dirijo todos os dias à Justiça do Trabalho de Belo Horizonte. Sabemos dos problemas no atendimento desta varas na JT, mas não posso deixar de dizer da competência, presteza, dedicação e simpatia da funcionária Kátia (expedição) e seus subordinados".
Qualidade dos serviços
A Ouvidora e 2ª vice-presidente do TRT-MG, desembargadora Emília Facchini, esclarece que a Instituição está aberta às avaliações e procura tratá-las com a mesma seriedade com que cuida das reclamações. Essa abertura, inclusive, foi consignada em cartilha distribuída recentemente, para mostrar que os elogios são bem-vindos e ajudam a Instituição a manter a qualidade do serviço avaliado, além de estimular o corpo de magistrados e servidores. (foto: Leonardo Andrade)
Para a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, a percepção do usuário sobre os serviços prestados pelo TRT-MG contribui muito para as inovações e aprimoramento deles.
Pesquisa de Satisfação
A Ouvidoria também realiza uma pesquisa de satisfação, pelo seu site, ou no verso dos próprios formulários que têm sido distribuídos para todas as Secretarias de Foros e Varas de Minas Gerais, além de outras Unidades Administrativas.
A participação espontânea nessa pesquisa, que pode ser rapidamente preenchida no link abaixo, vai colaborar ainda mais com a Instituição, na medida em que amplia a participação cidadã nos seus serviços.
Clique aqui para participar aqui .