Giboski inaugura sede própria da Vara do Trabalho de Itabira

publicado 23/11/2007 03:00, modificado 23/11/2007 05:00

O desembargador Tarcísio Giboski, inaugura hoje, às 17 horas, a sede própria da Vara do Trabalho de Itabira. O prédio, projetado pela Diretoria de Engenharia do TRT, foi construído observando-se as necessidades, particularidades e os aspectos de funcionalidade inerentes à instalação de um órgão público. Possui área física mais ampla do que a da sede anterior com gabinetes separados para o juiz e seus assistentes, sala da OAB e posto bancário.

A Vara do Trabalho de Itabira recebeu, de janeiro até agora, 1.472 processos, sendo a média anual de 1.617 processos provenientes, além da cidade de Itabira, de outros seis municípios jurisdicionados: Santa Maria de Itabira; São Sebastião do Rio Preto; Itambé do Mato Dentro; Passabém; Santo Antonio do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo.

Minério de ferro

Vigésima quarta maior cidade do estado em população, com 107.721 habitantes segundo dados do IBGE, Itabira está localizada a 104 quilômetros de Belo Horizonte e tem na extração de minério de ferro a principal atividade econômica do município. Palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, a cidade possui a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, com reservas que garantem a extração por pelo menos mais 75 anos.

Entre os filhos ilustres de Itabira está o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, motivo pelo qual a cidade é chamada, carinhosamente, por seus habitantes, de Capital da Poesia.

A sede própria da VT de Itabira, cujo juiz titular é Alexandre Wagner de Morais Albuquerque, e o diretor de secretaria, Jaime Tomaz Elias, fica na Avenida Li Guerra, 250, Bairro Praia.

Visualizações: