III Semana da Conciliação terá mutirão de audiências em todo o estado

publicado 23/11/2007 05:00, modificado 23/11/2007 07:00

A III Semana da Conciliação, a ser realizada pelo TRT-MG de 3 a 7 de dezembro próximo, terá extensa programação que mobilizará toda a Justiça do Trabalho de Minas Gerais. O objetivo é promover ampla conscientização para a importância do diálogo na solução dos litígios e a promoção da paz social. A ênfase no acordo já é tradição na solução de processos na Justiça do Trabalho e o movimento pela conciliação vem reforçar ainda mais essa tradição.

No TRT de Minas, o número de acordos aumentou no período de janeiro a outubro de 2007, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros 10 meses deste ano, dentre os 168.118 processos solucionados, 78.524 foram conciliados e em 2006, dos 155.607 solucionados, o acordo foi obtido em 70.138 processos. O índice de conciliação chegou nos primeiros 10 meses de 2007 a 46% dos processos solucionados.

Ministra Elen Gracie abrirá o evento

A III Semana da Conciliação será aberta na próxima segunda-feira, dia 3 às 11h30min, no Plenário do TRT-MG, pela ministra Ellen Gracie Northfleet, presidente do STF e do CNJ, e pelo desembargador Tarcísio Alberto Giboski, presidente do TRT-MG. Na ocasião, a ministra será homenageada com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha.

Audiências itinerantes

Na programação, está previsto um mutirão de audiências voltadas para a realização de acordo nas Varas do Trabalho em todo o Estado, além de audiências itinerantes de conciliação do Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios que ocorrerão nas cidades de Contagem e Barbacena. Estão programados também painéis e debates sobre o tema Conciliação no Brasil e em outros países; a premiação dos alunos da Escola Municipal Hilda Rabelo Mata, vencedores do concurso de frases sobre Conciliação. Consulte a programação completa .

Parceria

Nos dias 2 e 8 de dezembro, o TRT-MG participará de eventos em locais públicos de Belo Horizonte, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Movimento pela conciliação

O TRT-MG aderiu ao Movimento pela Conciliação, deflagrado pelo Conselho Nacional de Justiça em agosto de 2006, tendo promovido duas Semanas da Conciliação, em dezembro de 2006 e em junho de 2007. Nas duas edições, as pautas na Primeira Instância se voltaram para audiências de conciliação, e na Segunda Instância, foram promovidas reuniões no intuito de conscientizar as partes sobre a importância do acordo para a solução mais rápida e eficaz do conflito.

Visualizações: