Juízes do Trabalho lançam livros pelo Projeto Leis & Letras

publicado 10/11/2008 15:49, modificado 10/11/2008 17:49

Dois juízes do Trabalho da 3ª Região, coincidentemente do mesmo concurso, Mônica Sette Lopes e Jairo Vianna Ramos, lançam na próxima sexta-feira, 14 de novembro, obras de sua autoria que abordam os fazeres e afazeres dos juízes.

Os processos relativos ao fenômeno jurídico, com foco na atividade do juiz, são o tema do livro Os juízes e a ética do cotidiano: algumas observações sobre os fazeres da justiça, (Editora LTr) que reúne artigos escritos por Mônica Sette Lopes, titular da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

Os textos partem de uma intenção principal que se apóia na tradição grega do exercício das virtudes. Para a autora que também é professora da Faculdade de Direito da UFMG, “no fundo trato de ética em todos eles mesmo quando falo de morosidade da justiça, de processo eletrônico e de formação de juízes porque todos os artigos lidam com esses profissionais no exercício de seu ofício, em tarefas complexas que têm uma historicidade, que fazem parte de uma cultura e que interferem na vida das pessoas”.

O outro livro, Lágrimas no assoalho, (Editora Bom Tempo), de autoria de Jairo Vianna Ramos, titular da Vara do Trabalho de Guaxupé, é uma coletânea de contos. Em alguns, o que permeia a narrativa é o sentimento de solidão, transmutado em personagens que possuem um olhar diferente sobre a vida. Em outros, o tema é a família. A mulher, desvelada na opressão que sofre em nossa sociedade, é agente de sua própria libertação – seja de forma intempestiva, como no conto que dá título ao livro, ou reflexiva, como em “Borboletas Plastificadas”.

O tempo é um elemento tão poderoso na narrativa de Jairo Vianna, que em alguns contos quase se transforma em um personagem. Se algumas histórias são balizadas por tempos muito curtos, insinuando uma crônica, outras abarcam o período de quase uma vida inteira. E é nessa longa passagem de tempo que são reveladas as transformações vindas com a maturidade, ou com o ocaso da vida.

Há muito anos em Guaxupé, Jairo já tem contos premiados em diversos concursos literários do país. Recentemente foi primeiro lugar no VI Concurso de Contos da Prefeitura de Niterói.

O lançamento dos livros, patrocinado pelo Projeto Leis & Letras, da Escola Judicial e da Biblioteca Juiz Cândido Gomes de Freitas, do TRT da 3ª Região, terá início às 16h30, no plenário da instituição (Av. Getúlio Vargas, 225) com palestra dos autores seguida de sessão de autógrafos.

Visualizações: