Justiça do Trabalho inaugura sede própria em Itabira

publicado 20/11/2007 03:00, modificado 20/11/2007 05:00

Será entregue pelo presidente do TRT da 3ª Região, desembargador Tarcísio Giboski, no próximo dia 23 de novembro, às 17 horas, a sede própria da Vara do Trabalho de Itabira. O prédio foi construído observando-se as necessidades, particularidades e os aspectos de funcionalidade inerentes à instalação de um órgão público. O projeto, de autoria da Diretoria de Engenharia do TRT, tem como destaque a eliminação de escadas para facilitar o acesso de funcionários, jurisdicionados e, principalmente, dos portadores de necessidades especiais. A área física é muito maior do que a da sede anterior com gabinetes separados para o juiz e seus assistentes, sala da OAB e posto bancário. As mudanças significam um ganho para usuários, juízes e servidores, possibilitando o exercício da prestação jurisdicional de forma mais funcional.

A Vara do Trabalho de Itabira recebeu, de janeiro até agora, 1.472 processos, sendo a média anual de 1.617 processos provenientes, além da cidade de Itabira, de outros seis municípios jurisdicionados: Santa Maria de Itabira; São Sebastião do Rio Preto; Itambé do Mato Dentro; Passabém; Santo Antonio do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo.

Minério de ferro

Vigésima quarta maior cidade do estado em população, com 107.721 habitantes segundo dados do IBGE, Itabira está localizada a 104 quilômetros de Belo Horizonte e tem na extração de minério de ferro a principal atividade econômica do município. Palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, a cidade possui a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, com reservas que garantem a extração por pelo menos mais 75 anos.

Com uma área total de 1.254, 54km², o município, que faz parte da Estrada Real e do Circuito do Ouro, possui uma inigualável riqueza natural, rios de águas cristalinas, diversas cachoeiras e nascentes, “canyons” e muitos locais inexplorados que revelam uma natureza exuberante, pronta para ser apreciada pelos amantes do ecoturismo e praticantes de esportes radicais. Entre os filhos ilustres de Itabira está o grande poeta Carlos Drummond de Andrade e por isso a cidade é chamada, carinhosamente, por seus habitantes, de Capital da Poesia.

A sede própria da VT de Itabira, cujo juiz titular é Alexandre Wagner de Morais Albuquerque, e o diretor de secretaria, Jaime Tomaz Elias, fica na Avenida Li Guerra, 250, Bairro Praia.

Visualizações: