Aberto IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho
Em solenidade bastante concorrida, foi aberto, nesta quarta-feira, 7 de outubro, no Teatro Sesiminas, o IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho. Promovido pela Escola Judicial do TRT-MG, o evento, que recebeu o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e da Caixa Econômica Federal, tem o apoio institucional do Governo do Estado de Minas Gerais, da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Associação dos Servidores do TRT da 3ª Região (Asttter) e do Fórum de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho.
Presente à abertura, o governador do Estado de Minas Gerais, em exercício, professor Antônio Augusto Anastasia, lembrou que a Justiça do Trabalho, em seus primórdios, e muito mais agora, vem enraizando-se nas relações sociais e profissionais, no cotidiano, na rotina das atividades empresariais e comerciais e em todos os setores. “Como se sabe, e é lugar comum, que aquele povo que não tem memória, não tem futuro. Então, em muito boa hora, a Justiça do Trabalho se incumbe dessa questão, de preservar a sua memória, porque preservando-a, sabe muito bem que está alicerçando os seus passos no futuro”, ressaltou Anastasia.
“Inspirados por esta atmosfera mineira vocacionada ao histórico e ao patrimônio, teremos aqui o local e o foro adequado para que os participantes se desdobrem em prol e em defesa dessa memória a indicar a gerações futuras como a Justiça do Trabalho funcionava no passado, como funciona no presente, balizando-a e parametrando-a para o seu funcionamento no futuro” (Antônio Augusto Anastasia) |
Já o presidente do TRT-MG, em sua saudação aos presentes, lembrou que a preocupação com a preservação da memória do TRT mineiro se materializou em 1997, com a criação do Centro de Memória, com o intuito de realizar o levantamento histórico da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, formar o acervo permanente da Memória, estimular a troca de informações e despertar a consciência social sobre a importância da conservação e restauração do patrimônio trabalhista mineiro.
“É isso que buscamos neste IV encontro: proporcionar e favorecer um ambiente de troca de informações e experiências. Nós, do TRT de Minas, estamos abertos aos debates e às discussões. É nosso intuito que cresçamos juntos! As futuras gerações dependem do nosso empenho e engajamento na tarefa de recuperar e preservar a história de nossas instituições, de disseminar a cultura e o conhecimento, de promover a cidadania” (Paulo Roberto Sifuentes Costa) |
Os integrantes do Colégio de Presidentes e Corregedores dos tribunais regionais do Trabalho (Coleprecor), que estão reunidos em Belo Horizonte para a 5ª reunião ordinária da entidade, prestigiaram o evento, ao qual compareceram, ainda, o deputado Alberto Pinto Coelho Júnior, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o procurador-geral da Justiça do Trabalho, Otávio Brito Lopes, autoridades federais, estaduais e municipais, além dos participantes do encontro.
JT ganha selo comemorativoComo parte da solenidade, o Ministério das Comunicações, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o selo personalizado e o carimbo comemorativo do IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho. Com tiragem limitada, o selo será utilizado, com exclusividade, pelo TRT, em suas correspondências. O diretor dos Correios em Minas, Fernando Miranda, explicou que o selo é uma homenagem dos Correios ao TRT de Minas e aos TRTs de todo o Brasil. (Ruth Vasseur)
“O TRT mineiro é uma instituição respeitável e tem conosco uma parceria grande. Aqui instalamos o 1º Centro de Logística Integrada do país. Assim, esta é uma homenagem que prestamos hoje a esse evento tão importante, fazendo chegar a todo o Brasil esta realização”, afirmou o diretor dos Correios (fotos: Leonardo Andrade) |