Aberto IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho

publicado 08/10/2009 13:16, modificado 08/10/2009 16:16
Prof. Ulpiano profere conferência de abertura do Encontro da Memória (imagem 1)

Em solenidade bastante concorrida, foi aberto, nesta quarta-feira, 7 de outubro, no Teatro Sesiminas, o IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho. Promovido pela Escola Judicial do TRT-MG, o evento, que recebeu o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e da Caixa Econômica Federal, tem o apoio institucional do Governo do Estado de Minas Gerais, da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Associação dos Servidores do TRT da 3ª Região (Asttter) e do Fórum de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho.

Presente à abertura, o governador do Estado de Minas Gerais, em exercício, professor Antônio Augusto Anastasia, lembrou que a Justiça do Trabalho, em seus primórdios, e muito mais agora, vem enraizando-se nas relações sociais e profissionais, no cotidiano, na rotina das atividades empresariais e comerciais e em todos os setores. “Como se sabe, e é lugar comum, que aquele povo que não tem memória, não tem futuro. Então, em muito boa hora, a Justiça do Trabalho se incumbe dessa questão, de preservar a sua memória, porque preservando-a, sabe muito bem que está alicerçando os seus passos no futuro”, ressaltou Anastasia.

Aberto IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho (imagem 2)
“Inspirados por esta atmosfera mineira vocacionada ao histórico e ao patrimônio, teremos aqui o local e o foro adequado para que os participantes se desdobrem em prol e em defesa dessa memória a indicar a gerações futuras como a Justiça do Trabalho funcionava no passado, como funciona no presente, balizando-a e parametrando-a para o seu funcionamento no futuro” (Antônio Augusto Anastasia)

Já o presidente do TRT-MG, em sua saudação aos presentes, lembrou que a preocupação com a preservação da memória do TRT mineiro se materializou em 1997, com a criação do Centro de Memória, com o intuito de realizar o levantamento histórico da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, formar o acervo permanente da Memória, estimular a troca de informações e despertar a consciência social sobre a importância da conservação e restauração do patrimônio trabalhista mineiro.

Aberto IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho (imagem 3)
“É isso que buscamos neste IV encontro: proporcionar e favorecer um ambiente de troca de informações e experiências. Nós, do TRT de Minas, estamos abertos aos debates e às discussões. É nosso intuito que cresçamos juntos! As futuras gerações dependem do nosso empenho e engajamento na tarefa de recuperar e preservar a história de nossas instituições, de disseminar a cultura e o conhecimento, de promover a cidadania” (Paulo Roberto Sifuentes Costa)

Os integrantes do Colégio de Presidentes e Corregedores dos tribunais regionais do Trabalho (Coleprecor), que estão reunidos em Belo Horizonte para a 5ª reunião ordinária da entidade, prestigiaram o evento, ao qual compareceram, ainda, o deputado Alberto Pinto Coelho Júnior, presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o procurador-geral da Justiça do Trabalho, Otávio Brito Lopes, autoridades federais, estaduais e municipais, além dos participantes do encontro.

JT ganha selo comemorativo

Como parte da solenidade, o Ministério das Comunicações, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o selo personalizado e o carimbo comemorativo do IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho. Com tiragem limitada, o selo será utilizado, com exclusividade, pelo TRT, em suas correspondências. O diretor dos Correios em Minas, Fernando Miranda, explicou que o selo é uma homenagem dos Correios ao TRT de Minas e aos TRTs de todo o Brasil. (Ruth Vasseur)

Aberto IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho (imagem 4)
“O TRT mineiro é uma instituição respeitável e tem conosco uma parceria grande. Aqui instalamos o 1º Centro de Logística Integrada do país. Assim, esta é uma homenagem que prestamos hoje a esse evento tão importante, fazendo chegar a todo o Brasil esta realização”, afirmou o diretor dos Correios (fotos: Leonardo Andrade)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br