Magistrados do TRT participam de seminário sobre resolução de conflitos no Brasil

publicado 13/10/2010 05:00, modificado 13/10/2010 08:00

Será realizado, em Belo Horizonte, entre os dias 19 e 21 de outubro, o 1º Seminário Novas Perspectivas para a Resolução de Conflitos no Brasil . O evento tem como objetivo difundir e fortalecer o conhecimento em relação aos métodos de solução de conflitos, demonstrando sua viabilidade como alternativas ao Judiciário.

Pelo TRT-MG participarão o desembargador Antônio Álvares da Silva e a juíza Adriana Goulart de Sena, que abordarão, respectivamente, em palestra, os temas Instrumentos e Meios da Conciliação e Acesso Material à Justiça: Utopia ou realidade?

De acordo com informações da juíza Adriana Goulart de Sena, que é professora adjunta da Faculdade de Direito da UFMG e coordenadora da Semana da Conciliação no TRT-MG, serão destacados temas contemporâneos referentes ao Acesso à Justiça e às Formas de Resolução de Conflito, inclusive internacionais. “O evento pretende discutir ainda o efetivo acesso material à Justiça, na perspectiva de que conflitos existem e devem ser tratados de forma adequada com vista a se implantar uma cultura transformadora e voltada à paz social”, esclareceu Adriana Goulart.

A programação inclui palestras sobre Mecanismos Alternativos de Solução de Conflitos Internacionais, Justiça Restaurativa e Mediação Penal, Disciplina da Arbitragem no Direito Brasileiro, Conciliação e Indisponibilidade de Direitos, Paradoxos no Processo do Trabalho, Instrumentos e Meios da Conciliação, entre outras questões relacionadas ao papel do CNJ nas Políticas Públicas de Resolução de Conflitos.

O 1º Seminário Novas Perspectivas para a Resolução de Conflitos no Brasil é uma realização do Grupo de Pesquisa e Extensão RECAJ – Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça – com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho de Minas, da Faculdade de Direito da UFMG, do Programa Pólos de Cidadania da UFMG, do CAAP - Centro Acadêmico Afonso Pena, e da Editora RTM, e acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFMG – Avenida João Pinheiro Nº 100 - 4º andar do prédio 1, em Belo Horizonte. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail novasperspectivas@gmail.com .

Visualizações: