TRT aguarda respostas da ArcelorMittal e de seus empregados sobre proposta conciliatória
Foto: Walter Salles/ACS |
Ficam para a audiência do dia 27 de maio, na sede do TRT, as respostas da ArcelorMittal Inox Brasil S.A. e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Siderúrgicas, Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, Material Eletrônico, Desenhos/Projetos e de Informática de Timóteo e Coronel Fabriciano – Metasita à proposta conciliatória do vice-presidente deste Tribunal, desembargador Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, instrutor do dissídio coletivo movido por este contra aquela.
A proposta, apresentada ao final da audiência que durou mais de seis horas, assegura aos trabalhadores garantia de emprego por três meses, salvo dispensa motivada, ficando a empresa, no curso de tal período, autorizada a implementar “redução de jornada de três dias no mês", com “redução salarial de 9,5%”; de dois dias, com “redução salarial de 6,5%”, e de um dia, mediante “redução salarial de 3%”.
Ao final, as partes fizeram questão de agradecer a atenção do juízo instrutor, que viabilizou o amplo debate em torno das questões pertinentes ao dissídio e não mediu esforços no sentido de lançar alternativas para que alcançassem a conciliação. (Walter Salles)