3º Encontro do Singespa reúne juízes de norte a sul do estado

publicado 13/09/2012 11:19, modificado 13/09/2012 14:19

O 3º Encontro Anual do Singespa - Sistema Integrado de Gestão Judiciária e de Participação da Primeira Instância na Administração do TRT da 3ª Região foi aberto nesta quinta-feira, 13 de setembro, em Belo Horizonte, com uma exposição do juiz Cléber Lúcio de Almeida, titular da 21ª VT da capital e coordenador-geral do Singespa. O juiz apresentou as medidas, adotadas para a implementação das diretrizes de ação e aprovadas pelos regionais em 2010 e 2011. "É uma análise crítica das diretrizes de ação, aprovadas nos encontros anuais anteriores, visando à participação dos juízes de Primeira Instância na formulação do Planejamento Estratégico do TRT da 3ª Região e na definição de estratégias que contribuam para facilitação ao acesso à ordem jurídica justa e efetiva".

Estiveram presentes à abertura, o 1º vice-presidente do TRT da 3ª Região, desembargador Marcus Moura Ferreira, representando a presidente Deoclecia Amorelli Dias, o juiz substituto Ézio Martins Cabral Júnior, conselheiro da Escola Judicial, representando o desembargador Luiz Otávio Linhares Renault e as juízas Maria Cecília Alves Pinto e Jacqueline Prado Casagrande, diretora do Foro da Capital e presidente da Amatra3, respectivamente.

O 3º Encontro do Singespa terá duração de 20 horas, sendo quatro horas a título de estudos prévios, com base em textos e material audiovisual preparado pela Escola Judicial sobre temas relacionados à gestão estratégica e gestão de pessoas. Segundo o coordenador do Singespa, o objetivo específico é debater os temas previamente estabelecidos pelos coordenadores regionais, dentre os quais acesso à justiça, efetividade da execução, prevenção e tratamento de litígios de massa, estrutura material e de pessoal das unidades judiciárias e gestão de pauta.

O juiz Cléber Lúcio de Almeida explica que o encontro tem como objetivo geral promover o intercâmbio, a interação, a atuação coletiva e o diálogo entre os juizes de primeira instância. "Queremos motivar a participação dos juizes na gestão judiciária e na administração do TRT, de modo a contribuir para a formulação de uma política jurisdicional inspirada nos princípios da efetividade e duração razoável do processo e do respeito à dignidade humana de magistrados e servidores". Ao final do encontro todas as deliberações serão encaminhadas à Administração do Tribunal para avaliação e implementação.

3º Encontro do Singespa reúne juízes de norte a sul do estado (imagem 1)
O encontro da URGE-BH acontece na unidade da JT na rua Curitiba, 835

As atividades do 3º Encontro Anual do Singespa, que serão encerradas nesta sexta, às 18 horas, acontecem, simultaneamente, em todas as Unidades Regionais de Gestão Judiciária e de Participação da Primeira Instância na Administração da Justiça - URGEs: Belo Horizonte (URGE-BH e Região Metropolitana), Montes Claros (URGE-Região Norte), Uberlândia (URGE-Região Triângulo e Alto Paranaíba), Governador Valadares (URGE-Região Nordeste) e Juiz de Fora (URGE-Região Zona da Mata). O evento da URGE-Sul acontece, este ano, em Varginha. Acompanhe a reportagem na TV TRT-MG. (Márcia Barroso)

3º Encontro do Singespa reúne juízes de norte a sul do estado (imagem 2)
O Fórum da JT na Rua Mato Grosso, 468, sedia as reuniões da URGE - Região Metropolitana (fotos Leonardo Andrade)

Visualizações: