3º Encontro do Singespa reúne juízes de norte a sul do estado
O 3º Encontro Anual do Singespa - Sistema Integrado de Gestão Judiciária e de Participação da Primeira Instância na Administração do TRT da 3ª Região foi aberto nesta quinta-feira, 13 de setembro, em Belo Horizonte, com uma exposição do juiz Cléber Lúcio de Almeida, titular da 21ª VT da capital e coordenador-geral do Singespa. O juiz apresentou as medidas, adotadas para a implementação das diretrizes de ação e aprovadas pelos regionais em 2010 e 2011. "É uma análise crítica das diretrizes de ação, aprovadas nos encontros anuais anteriores, visando à participação dos juízes de Primeira Instância na formulação do Planejamento Estratégico do TRT da 3ª Região e na definição de estratégias que contribuam para facilitação ao acesso à ordem jurídica justa e efetiva".
Estiveram presentes à abertura, o 1º vice-presidente do TRT da 3ª Região, desembargador Marcus Moura Ferreira, representando a presidente Deoclecia Amorelli Dias, o juiz substituto Ézio Martins Cabral Júnior, conselheiro da Escola Judicial, representando o desembargador Luiz Otávio Linhares Renault e as juízas Maria Cecília Alves Pinto e Jacqueline Prado Casagrande, diretora do Foro da Capital e presidente da Amatra3, respectivamente.
O 3º Encontro do Singespa terá duração de 20 horas, sendo quatro horas a título de estudos prévios, com base em textos e material audiovisual preparado pela Escola Judicial sobre temas relacionados à gestão estratégica e gestão de pessoas. Segundo o coordenador do Singespa, o objetivo específico é debater os temas previamente estabelecidos pelos coordenadores regionais, dentre os quais acesso à justiça, efetividade da execução, prevenção e tratamento de litígios de massa, estrutura material e de pessoal das unidades judiciárias e gestão de pauta.
O juiz Cléber Lúcio de Almeida explica que o encontro tem como objetivo geral promover o intercâmbio, a interação, a atuação coletiva e o diálogo entre os juizes de primeira instância. "Queremos motivar a participação dos juizes na gestão judiciária e na administração do TRT, de modo a contribuir para a formulação de uma política jurisdicional inspirada nos princípios da efetividade e duração razoável do processo e do respeito à dignidade humana de magistrados e servidores". Ao final do encontro todas as deliberações serão encaminhadas à Administração do Tribunal para avaliação e implementação.
O encontro da URGE-BH acontece na unidade da JT na rua Curitiba, 835 |
As atividades do 3º Encontro Anual do Singespa, que serão encerradas nesta sexta, às 18 horas, acontecem, simultaneamente, em todas as Unidades Regionais de Gestão Judiciária e de Participação da Primeira Instância na Administração da Justiça - URGEs: Belo Horizonte (URGE-BH e Região Metropolitana), Montes Claros (URGE-Região Norte), Uberlândia (URGE-Região Triângulo e Alto Paranaíba), Governador Valadares (URGE-Região Nordeste) e Juiz de Fora (URGE-Região Zona da Mata). O evento da URGE-Sul acontece, este ano, em Varginha. Acompanhe a reportagem na TV TRT-MG. (Márcia Barroso)
O Fórum da JT na Rua Mato Grosso, 468, sedia as reuniões da URGE - Região Metropolitana (fotos Leonardo Andrade) |