A mulher no mundo em permanente transformação

publicado 14/03/2011 16:19, modificado 14/03/2011 19:19

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a psicóloga Edina Bom Sucesso esteve no TRT na tarde desta segunda-feira, 14 de março, para falar sobre a revisão de valores, crenças e posturas diante dos novos contextos e desafios da mulher no mundo em permanente transformação. Prestigiaram a palestra de Edina os desembargadores Eduardo Augusto Lobato e Emília Facchini, respectivamente presidente e vice-presidente judicial da Casa.

A palestrante lembrou que as conquistas da mulher trouxeram, em contrapartida, encargos e desafios que é preciso enfrentar: nós lutamos por esses avanços, por cargos de gerência nas empresas, mas isso traz consequências e implicações, como maior carga de trabalho e menos tempo livre para desempenhar outras tarefas que continuam sob a nossa resposabilidade .

Edina acredita que a mulher tem a responsabilidade de buscar a melhoria de qualidade de vida e cuidar da formação das novas gerações. E isso vem ao encontro do seu perfil de cuidar dos espaços físicos em que trabalha, em que vive. A sociedade está se transformando de forma assustadora. Por causa da internet, nossos filhos têm acesso à informações que muitas vezes podem ser prejudiciais à sua educação. Cabe à mulher administrar essas transformações, bem como cuidar e zelar para que tenhamos um mundo melhor .

A mulher no mundo em permanente transformação (imagem 1)
foto Madson Morais

Ao abrir o evento, o presidente Eduardo Lobato ressaltou que o Dia da Mulher deve ser lembrado muito mais como uma advertência que esclareça nossas consciências, do que propriamente festejada .

Já a vice-presidente judicial aproveitou a ocasião para homenagear as mulheres do Japão, da Líbia e dos campos de refugiados do Afeganistão, que passam por situações extremas e sofrem de abusos e explorações e inúmeras carências.

Assista à reportagem na TVTRT-MG

.

Visualizações: