Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / Alunos do 8º ano de escolas da capital encenam peça sobre bullying

Alunos do 8º ano de escolas da capital encenam peça sobre bullying

publicado 16/11/2011 15:36, modificado 14/09/2018 16:57

Varas de João Monlevade realizam acordo na V Semana da Conciliação (imagem 1)

Alunos do 8º ano do ensino fundamental das escolas Prof. Caetano Azeredo, Salgado Filho e dos colégios Loyola e Coltec - Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, participantes de concurso de teatro do TRT-MG sobre bullying, encenam, no dia 22 de novembro, no Teatro da Assembléia Legislativa, peça em que mostram como trabalharam e resolveram o conflito. O concurso integra a programação da VII Semana da Conciliação do TRT e as instituições convidadas foram escolhidas tendo como critério a boa colocação no Enem.

Segundo a juíza Adriana Goulart de Sena Orsini, membro do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ e do Núcleo de Conciliação Permanente do TRT-MG, o que se busca com a promoção deste concurso é, a exemplo dos realizados em outras edições da Semana da Conciliação, ampliar o diálogo com a comunidade escolar e incentivá-la a buscar soluções negociadas, conscientes e democráticas para os conflitos vivenciados dentro das escolas.

Adriana Orsini explica que a escolha do tema bullying é uma proposta arrojada do TRT que coincide com o lançamento, pelo CNJ, de uma campanha para ajudar pais e educadores a prevenir e enfrentar na comunidade e na escola esse tipo de violência que prejudica e interfere na formação de milhares de crianças e adolescentes. "As escolas que aceitaram o desafio terão a oportunidade de trabalhar o conflito e resolvê-lo seja por acordo, sentença ou mediação", ressalta. Para tanto, lembra a magistrada, alunos de Direito da UFMG visitaram as escolas para debater e difundir o tema entre os participantes a partir de um ordenamento jurídico. A Trupe "A Torto e a Direito", formada por estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Teatros e dirigida pelo professor Fernando Limoeiro, também vem se apresentando nas escolas com a peça "A mala", uma abordagem sobre o tema.

Este é o 4º concurso promovido pelo TRT de Minas envolvendo variadas escolas e faixas etárias. O primeiro, realizado em 2007, durante a III Semana da Conciliação, entre alunos da 7ª série, premiou a frase conciliar é colocar um tijolinho a mais na construção da paz social . Durante a IV Semana, alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram de concurso de desenho sobre a frase premiada no ano anterior. Já em 2009, a programação da V Semana da Conciliação do TRT incluiu novo concurso, desta vez de contos, sobre o tema Resolvendo conflitos de forma conciliada , envolvendo alunos do 2º ano do ensino médio.

As peças encenadas serão julgadas por comissão composta por servidores e magistrados da Casa e por profissionais das artes cênicas em Minas Gerais. A escola vencedora será conhecida no dia 25, durante solenidade de abertura da VII Semana da Conciliação e da I Semana da Execução Trabalhista do TRT-MG, evento que contará com a presença do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, do TST, e membro do Conselho Nacional de Justiça. (Ruth Vasseur)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /