Cemig, Copasa e Ames assinam adesão ao Protocolo de Cooperação Técnica do Programa Trabalho Seguro no TRT

publicado 11/09/2012 17:35, modificado 11/09/2012 20:35
Semana de prevenção de acidentes de trabalho é encerrada em Vespasiano (imagem 1)

Com o objetivo de conjugar esforços para a implementação de programas e ações voltados à colaboração formal e material ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro, em especial, à Prevenção de Acidentes de Trabalho a ao Fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, representada por sua diretora jurídica, Maria Celeste Morais Guimarães, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, representada por seu presidente, Ricardo Augusto Simões Campos, e o presidente da Associação Mineira de Engenharia de Segurança - Ames, João José Magalhães Soares, assinaram, no fim da tarde desta terça-feira, no gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, termo de adesão ao protocolo de cooperação técnica em favor do Programa, em conjunto com a presidente do TRT, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias.

Em suas manifestações, tanto a diretora da Cemig quanto o presidente da Copasa, reconhecendo a importância da iniciativa, foram unânimes ao assumir o compromisso de dar publicidade ao Programa, divulgando em suas mais de quatro milhões de contas de água e nas oito milhões de contas de luz distribuídas aos consumidores, mensagens alusivas à campanha, ação já em prática na Cemig, que desenvolve uma política própria de segurança do trabalho. Ação também prevista, segundo o presidente da Copasa, no planejamento estratégico da companhia, que prevê a implantação de uma política de segurança para seus trabalhadores. Também parceira do TRT, a Ames, na palavra de seu presidente, além de utilizar todas as suas mídias eletrônicas para a divulgação do Programa, já envolveu na campanha seus quatro mil e 500 associados, engenheiros militantes na área de segurança, que vêm atuando como propagadores da causa.

Cemig, Copasa e Ames assinam adesão ao Protocolo de Cooperação Técnica do Programa Trabalho Seguro no TRT (imagem 2)
Fotos: Madson Morais

Falando de improviso, a presidente do TRT, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, honrada com a parceria, agradeceu a receptividade encontrada destacando a importância do programa e salientando que na moderna administração pública as instituições não podem mais caminhar sozinhas. Encerrando, passou a palavra aos desembargadores Anemar Pereira Amaral, um dos gestores do programa em Minas Gerais, e Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Para Anemar Pereira, o programa é tão envolvente que hoje já concorre com suas atividades judicantes e seus números justificam a necessidade da prevenção no Brasil, o quarto país do mundo com maior número desse tipo de acidente em que morrem diariamente sete trabalhadores enquanto 40 afastam-se definitivamente do mercado pela mesma causa. Já Sebastião Geraldo, entusiasta da campanha desde seu inicio no TST, em Brasília, fez uma retrospectiva da trajetória do programa, que hoje mobiliza o país tal a receptividade encontrada.

Prestigiaram a solenidade, pelo TRT, além dos já citados, os desembargadores Marcus Moura, 1º vice-presidente, e Emília Facchini; o diretor-geral, Guilherme Augusto de Araújo; o secretário-geral da Presidência, Eliel Negrogromonte Filho; a diretoria judiciária, Sandra Pimentel Mendes, e Paulo Haddad, assessor da Presidência. E, ainda, pela Cemig, o vice-presidente, Arlindo Porto Neto, a superintendente de comunicação empresarial, Terezinha Crespo Rezende, e pela Copasa, o diretor de gestão cooperativa, Gelton Palmiere Abud, além de servidores do TRT.

Veja a galeria de fotos no Facebook

Acompanhe a reportagem na TV TRT-MG.

Visualizações: