Cemig divulgará campanha de prevenção dos acidentes de trabalho nas contas de luz

publicado 28/06/2012 15:01, modificado 28/06/2012 18:01
Semana de prevenção de acidentes de trabalho é encerrada em Vespasiano (imagem 1)

O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, Luiz Henrique Michalick, reuniu-se nesta quinta-feira, 28 de junho, com os gestores regionais em Minas do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desembargador Anemar Pereira Amaral e o juiz Eduardo Ferri, titular da 8ª VT de BH, e com o gerente do programa, Paulo Haddad, assessor da Presidência do TRT.

Preocupados com a segurança, não só dos eletricitários, mas de todos os trabalhadores mineiros, os representantes das duas instituições discutiram as mais diversas formas de divulgação da campanha "Trabalho Seguro", desenvolvida pelo TST, nos meios de comunicação da Companhia e nas contas de luz. "Nós queremos que a Cemig, além do seu papel institucional, nos ajude a divulgar a campanha nas contas de luz que tem um alcance muito grande em todo o estado", disse o juiz Eduardo Ferri.

Na reunião, o diretor Michalick, se comprometeu a apoiar o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro, de autoria do TST/CSJT, que tem por objetivo reduzir, pela conscientização e prevenção, o número de acidentes de trabalho no país. "Podemos divulgar as mensagens institucionais voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho, nas contas de energia que atualmente são distribuídas para sete milhões de usuários em Minas, o que permitirá atingir um público estimado em quase 20 milhões de pessoas", afirmou o diretor.

Os números de acidentes de trabalho envolvendo os eletricitários são expressivos e, em relação a energia elétrica, em geral são fatais. Conforme dados do sindicato da categoria - Sindieletro -, entre 1999 e 2007, foram registradas 68 mortes de trabalhadores, sendo 48 entre os terceirizados.

Segundo Michalick, a intenção é somar esforços com o TRT e abrir outros canais para divulgação da campanha pelo trabalho seguro. "Além dos espaços para as frases educativas nas contas de luz, vamos disponibilizar o portal da Cemig, Intranet e Internet, agências de distribuição, escritórios e postos da Companhia em 774 municípios mineiros e ainda, podemos abrir outros canais para divulgação, como as entidades distribuidoras de energia e empresas terceirizadas", se dispôs o diretor, apontando a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia como um exemplo de futura parceria.

Luiz Henrique Michalick sugeriu ainda a formalização de um acordo de cooperação técnica entre a Companhia e o TRT/MG para divulgação das frases educativas e de prevenção contra acidentes de trabalho nos canais de comunicação disponibilizados durante a reunião.

Cemig divulgará campanha de prevenção dos acidentes de trabalho nas contas de luz (imagem 2)

O desembargador Anemar Pereira Amaral agradeceu ao diretor Luiz Henrique Michalick e ressaltou a seriedade da Cemig em suas ações. "Quero agradecer a receptividade e a seriedade da Cemig lembrando que nosso compromisso é com a conscientização da população sobre segurança no trabalho canalizando todas as possibilidades de divulgação para alcançar o trabalhador". (Texto e fotos: Márcia Barroso)

Visualizações: