Escola Judicial apresenta novo projeto pedagógico e divulga calendário parcial de atividades de 2012

publicado 09/04/2012 10:44, modificado 09/04/2012 13:44

A Escola Judicial apresenta seu novo projeto pedagógico e divulga o calendário parcial de atividades do ano de 2012 :

1. Reestruturação do Projeto Pedagógico

Em 2011, sob a direção do Desembargador César Machado, a Escola Judicial iniciou a reestruturação do seu projeto pedagógico , sob assessoria da Doutora Acácia Zeneida Kuenzer, Pedagoga do Trabalho, que vem acompanhando a sua implantação em 2012.

A reestruturação do projeto pedagógico da Escola Judicial visa a:

- atender ao disposto no artigo 5º da Resolução 01/2008 da Enamat ; - dar cumprimento aos novos desafios da formação inicial e continuada de magistrados e da formação de servidores vinculados à atividade-fim do TRT-MG, com alinhamento ao Planejamento Estratégico do TRT-MG; - cumprir a norma contida na Resolução 09/2011 da Enamat , com exigibilidade a partir de julho/2012.

2. Aprimoramento da Formação Continuada e implantação dos Itinerários Formativos e do Núcleo de Pesquisas

As principais mudanças a serem implementadas no biênio 2012/2013 referem-se:

- à metodologia de trabalho utilizada para fixação dos conteúdos dos cursos; - ao aprimoramento da formação continuada de magistrados e servidores; - à implantação de um núcleo de pesquisas, vinculado ao Centro de Pedagogia, com o fim de promover a investigação de temas afetos à Justiça do Trabalho com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdicional.

A formação continuada de magistrados e servidores passará a ser estruturada por meio de itinerários formativos que contemplarão as diversas áreas e conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências de cada função ou carreira estratégica. Os itinerários serão construídos por intermédio de grupos focais, constituídos por magistrados e servidores representativos das diferentes carreiras ou funções afetadas pela formação.

Já em abril, serão concluídos os seguintes itinerários formativos relativos:

a) às carreiras de assistentes e assessores de magistrados de 1º e 2º graus; b) à formação continuada de magistrados; c) à capacitação em Processo Judicial Eletrônico.

Até o final do ano, serão elaborados outros itinerários específicos das carreiras de Diretor de Secretaria, Oficial de Justiça e destinados ao aperfeiçoamento da execução trabalhista.

3. Calendário de atividades

Os cursos promovidos pela Escola Judicial observarão as diversas competências a serem desenvolvidas em cada carreira e serão oferecidos por meio de módulos presenciais e a distância.

A organização dos cursos por meio dessa metodologia permitirá que os magistrados e servidores administrem seu percurso formativo de acordo com as necessidades individuais e as especificidades das questões que tramitam nos órgãos ou localidades em que atuam.

A Escola Judicial divulga as atividades parcialmente previstas para este ano, conforme calendário , ao mesmo tempo em que convida os magistrados e servidores a se integrarem aos grupos focais que estão sendo formados e a enviar suas sugestões a serem apreciadas por meio dos referidos grupos.

Inscreva-se nos cursos e acompanhe os próximos informativos.

Mais informações sobre itinerários formativos, composição dos grupos focais e cursos em elaboração, consulte a Escola pelo e-mail pedagoej@trt3.jus.br e leia o projeto pedagógico .

Visualizações: