Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas - 2011 a 2012 / Inaugurada sustentação oral a distancia em Uberaba e Coronel Fabriciano

Inaugurada sustentação oral a distancia em Uberaba e Coronel Fabriciano

publicado 03/06/2011 15:57, modificado 03/06/2011 18:57

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região inaugurou nesta sexta, 3 de junho, nos foros trabalhistas de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, o sistema de Sustentação Oral a Distância, por videoconferência, durante sessão de sua 10ª Turma. O presidente do TRT, desembargador Eduardo Augusto Lobato, inaugurou a conexão, do Foro de Uberaba. Em Coronel Fabriciano, acompanharam a implantação do sistema a vice-presidente administrativo do TRT, desembargadora Cleube de Freitas Pereira, e o presidente da Amatra3, juiz João Bosco de Barcelos Coura.

Na solenidade de implantação dos sistemas, realizada direto de Uberaba, o presidente Eduardo Lobato, ressaltou que a Sustentação Oral a Distância democratiza o processo trabalhista colocando as partes em igualdade de condições. "Com a sustentação oral a distância, os advogados não precisarão se deslocar para Belo Horizonte e, além disso, o sistema representa a democratização do processo trabalhista colocando as partes em igualdade de condições porque muitas vezes o trabalhador não tem como se deslocar até a capital", lembrou. Sobre a utilização do sistema de videoconferência, o presidente destacou que o objetivo é interiorizar a Escola Judicial levando a capacitação permanente aos magistrados e servidores da JT em todo o estado.

Inaugurada sustentação oral a distancia em Uberaba e Coronel Fabriciano (imagem 1)
Um importante avanço ressaltado pelo presidente do TRT-MG é a celeridade proporcionada pelo sistema de videoconferência, seja pela velocidade de propagação da informação, seja pelo acesso facilitado, já que as dimensões territoriais do estado dificultam o deslocamento dos usuários (foto: Márcia Barroso)

Falando aos jornalistas que fizeram a cobertura do evento, Lobato explicou que o Tribunal cumpriu mais uma etapa do cronograma estabelecido para a integração de todos os Foros da Justiça do trabalho da 3 ª Região. "Esta é mais uma etapa que estamos cumprindo dentro da proposta de ampliar o acesso à JT pelos mecanismos da tecnologia e já estamos com os sistemas implantados em Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre, Juiz de Fora, e, agora, Uberaba e Coronel Fabriciano. As próximas cidades, dentro do cronograma, serão Varginha, Barbacena, Divinópolis e Betim. Nossa meta é implantar os projetos em todos os Foros da JT de Minas Gerais", afirmou.

Em Belo Horizonte, a presidente da 10ª Turma, desembargadora Emília Facchini, ressaltou a importância do sistema: "A impressão que fica é a mais positiva possível. Esta interiorização do TRT é importantíssima para o jurisdicionado. É uma política de aproximação do Tribunal com aqueles que depositam aqui expectativas com o julgamento de suas pretensões".

Inaugurada sustentação oral a distancia em Uberaba e Coronel Fabriciano (imagem 2)
Foto: Augusto Ferreira

O presidente da OAB 14ª subseção de Uberaba, Hélder Silva Batista, participou da solenidade de inauguração dos sistemas, em Uberaba e agradeceu a iniciativa, que, segundo ele, vai facilitar a vida dos advogados e promover o acesso rápido à JT. "A iniciativa do presidente Eduardo Lobato é um marco na história da Justiça Trabalhista de Uberaba e extremamente importante para os advogados de Minas Gerais. Estamos honrados com a implantação de mais uma ferramenta que vai favorecer os jurisdicionados e facilitar o trabalho dos operadores do direito.

Inaugurada sustentação oral a distancia em Uberaba e Coronel Fabriciano (imagem 3)
Hélder Silva Batista destacou que o TRT está sempre atendendo às reivindicações dos advogados e cumprindo com a proposta de modernizar cada vez mais o Judiciário, proporcionando assim maior agilidade na prestação dos serviços (foto: Márcia Barroso)
Inaugurada sustentação oral a distancia em Uberaba e Coronel Fabriciano (imagem 4)
O advogado Rogério Afonso Ribeiro Júnior, que fez a primeira sustentação oral durante a inauguração em Uberaba, disse que a implantação dos sistemas representa uma excelente conquista para todos os advogados e que o Tribunal está encurtando distâncias por meio da tecnologia entre a Justiça Trabalhista e os usuários (foto: Márcia Barroso)

Presentes à solenidade o presidente da 14ª Subseção da OAB/MG, Helder Silva Batista, o diretor do Foro de Uberaba, juiz Marcos César Leão, a juíza Maria Tereza da Costa Machado Leão, titular da 1ª VT de Uberaba, juiz Flávio Vilson da Silva Barbosa, titular da 3ª VT, os juízes auxiliares Osmar Pedroso e Melânia Medeiros S. Vieira, o assessor de projetos administrativos da Presidência Cassiano Nóbrega Neto, a secretária do Foro Rita de Cássia Rosenthal, diretores de secretaria e servidores. (Márcia Barroso)

Inaugurada sustentação oral a distancia em Uberaba e Coronel Fabriciano (imagem 5)
A implantação da sustentação oral a distancia em Uberaba contou com a ampla cobertura da imprensa local (foto: Márcia Barroso)

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /