Inaugurada Vara do Trabalho em Iturama

publicado 23/03/2011 07:51, modificado 23/03/2011 10:51

Inaugurada Vara do Trabalho em Iturama (imagem 1) Ao som da Banda Municipal Santa Rosa, foi inaugurada nessa terça-feira, 22 de março, pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargador Eduardo Augusto Lobato, a Vara do Trabalho de Iturama. No município situado no Pontal do Triângulo Mineiro, distante 750 quilômetros de Belo Horizonte, foi instalado em março de 2006, o primeiro Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Minas, vinculado à Vara do Trabalho de Ituiutaba e que, hoje, ganha autonomia ao se transformar em Vara do Trabalho.

A instalação foi possível devido à aprovação, pelo Tribunal Pleno de 7 de outubro de 2010, da transferência da 2ª Vara do Trabalho de Congonhas para Iturama.

Presidindo a solenidade, o desembargador Eduardo Lobato, em sua manifestação, reconheceu a necessidade da instalação da Vara em Iturama, já que as limitações inerentes a um Posto Avançado, com relação a uma Vara do Trabalho, já se mostravam estreitas demais para comportar o rápido crescimento da demanda por uma prestação jurisdicional condizente com os padrões estabelecidos pela Justiça do Trabalho da 3ª Região: "E, assim, a instalação da Vara vem dar uma resposta aos anseios de advogados, homens públicos, trabalhadores e empresários, enfim, à população progressista da região".

Inaugurada Vara do Trabalho em Iturama (imagem 2)
Desembargador Eduardo Augusto Lobato

Também presentes à solenidade, o presidente da subseção de Iturama da OAB, advogado Devanil Torres Alves, e o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, foram unânimes em seus pronunciamentos ao destacar a importância da Vara para o Pontal do Triângulo Mineiro e a presteza com que o TRT providenciou a instalação. Já o juiz substituto Alexandre Chibante Martins, que atua no município desde a instalação do posto, em um emocionado discurso, bastante aplaudido ao seu final, resgatou a história de Iturama, que na linguagem dos índios caiapós, primeiros habitantes da região, significa região das quedas d'água, yty-terama.

Prestigiaram a solenidade os procuradores do Trabalho, da Procuradoria de Uberlândia, à qual Iturama está vinculada, Eliaquim Queiróz e Karol Teixeira; o corregedor do TRT da 3ª Região, desembargador Luiz Otávio Linhares Renault; o juiz auxiliar da presidência, Danilo Siqueira de Castro; o diretor-geral do TRT, Ricardo Oliveira Marques, e o secretário-geral da Presidência, Demósthenes Silva. E, ainda, o assessor especial da Presidência do TRT, Cassiano Nóbrega Neto, e o secretário-geral da Corregedoria, Lucas Fernandes Vianna. E, também, servidores da Vara, lideranças da região, empresários, advogados e a comunidade local.

As instalações da VT de Iturama estão situadas no mesmo endereço onde funcionava o Posto Avançado e, durante a solenidade dessa terça-feira, foram abençoadas pelo padre Ailton Batista Franco, pelo pastor Eliel Ribeiro de Carvalho e pelo juiz Alexandre Chibante, que professa a doutrina espírita. (de Iturama, Divina Dias/Fotos: Augusto Carneiro)

Visualizações: