Primeira turma do TRT/MG conclui curso de Gestão Estratégica

publicado 07/05/2012 10:06, modificado 07/05/2012 13:06
Primeira turma do TRT/MG conclui curso de Gestão Estratégica (imagem 1)

A primeira turma de gestores do TRT-MG concluiu nesta segunda, 7 de maio, o curso de Gestão Estratégica - com enfoque em Balanced Score Card (BSC) - destinado a 300 gestores da Justiça do Trabalho de Minas, ministrado pela Fundação João Pinheiro. De acordo com Maria Beatriz Abreu Rodrigues de Sousa, diretora da RH, a finalidade do curso é nivelar os conceitos sobre Gestão Estratégica e a ferramenta BSC utilizada pelo TRT-MG para construir o Planejamento Estratégico.

Para o diretor de Engenharia, Hudson Luiz Guimarães, o curso de mapeamento estratégico com enfoque no BSC é muito bom e oportuno, principalmente no sentido de integrar a base de servidores nas propostas da Administração do Tribunal, uma vez que ele proporciona conhecimento e participação no desenvolvimento do Planejamento Estratégico. "Espero que a matéria tratada no curso seja continuada porque nos dá conhecimento para participar do planejamento estratégico conforme a ferramenta BSC". O diretor de Secretaria da 19ª VT de Belo Horizonte, Adalberto Mendes Salles, elogiou a iniciativa e considerou o curso excelente para os gestores. "O curso é excelente e pode ser uma forma de, no futuro, ajustar as mudanças na missão institucional, uma vez que grande parcela da base do Tribunal está sendo capacitada para desempenhar suas respectivas funções dentro do Planejamento Estratégico".

A psicóloga da Secretaria de Ação Social da RH, Luciana Xavier Passeado, acompanhou as aulas fez uma avaliação positiva da realização do curso para a primeira turma de gestores. "O curso é bastante esclarecedor à respeito da metodologia utilizada pelo TRT no Planejamento Estratégico dando oportunidade aos gestores de todos os níveis hierárquicos da instituição refazerem passo a passo as etapas para a construção do Planejamento", avaliou a psicóloga. Ela acrescentou ainda que o professor Glauco Knopp, conduziu o treinamento de forma que todos os participantes fossem envolvidos. "O curso foi conduzido de forma que os gestores tivessem vontade de apresentar o resultado dos trabalhos desta primeira turma para a Assessoria do Planejamento Estratégico, contribuindo com sugestões para o seu aperfeiçoamento". Segundo Luciana, a ideia é que, no final todas as turmas pudessem apresentar o que cada uma produziu em termos de missão, visão, valores e mapa estratégico, como forma de aplicar a metodologia BSC, que é o objetivo do curso.

Ao todo, são 12 turmas, sendo quatro delas destinadas aos gestores do interior, que farão o curso em três dias consecutivos. Já os gestores da capital e região metropolitana farão o curso em dias alternados, com carga horária diária de quatro horas. O curso, que teve início em abril e termina em junho, atende ao objetivo estratégico "Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de magistrados e servidores", constante do Planejamento Estratégico e à meta 15 do CNJ para a Justiça do Trabalho em 2012: capacitar 20% dos servidores em Gestão Estratégica e Processo Judicial Eletrônico. ( Márcia Barroso, foto: Leonardo Andrade) .

Visualizações: