RH promove workshop sobre mudanças no ambiente de trabalho

publicado 05/10/2012 15:28, modificado 05/10/2012 18:28

A primeira turma de gestores do TRT-MG participou, nesta sexta-feira, 5, do Workshop Como conduzir processos de mudança, assegurando o comprometimento e a produtividade . Ao todo, são oito turmas de gestores, e as oficinas vão acontecer até o dia 7 de dezembro, sob a orientação da psicóloga e consultora empresarial Edina Bom Sucesso.

Durante a atividade, promovida pela Diretoria da Secretaria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, a consultora leva os participantes a uma reflexão sobre como os líderes podem aumentar as possibilidades de felicidade e qualidade de vida no trabalho se adotarem posturas estimuladoras, mostrando sensibilidade para valorizar seus subordinados. "É preciso um olhar sensível de incentivo e humanização do relacionamento no ambiente de trabalho. Se um funcionário ficou até tarde, além do seu horário de trabalho, para cumprir determinada tarefa, é bom que no dia seguinte ele receba um elogio, um agradecimento".

RH promove workshop sobre mudanças no ambiente de trabalho (imagem 1)
Foto: Madson Morais

Mostrando exemplos concretos de empresas privadas e instituições, Edina Bom Sucesso chama a atenção para posturas e atitudes simples que podem promover a harmonia e a felicidade no ambiente de trabalho. "Toda crítica gera a liberação do hormônio do stress e não elogiar, com o argumento de que o funcionário não faz mais do que sua obrigação, é uma atitude relacionada a um modelo ultrapassado e falso de liderança. Por exemplo: um líder que não dá importância ao dia do aniversário de alguém de sua equipe não é um bom líder. Então, reconhecer, valorizar, agradecer são atitudes por vezes ignoradas, mas que incentivam e fazem circular os hormônios da felicidade".

Edina Bom Sucesso falou também sobre os riscos de uma liderança autoritária. "Acreditar ser o dono da verdade inibe contra-argumentações e dificulta as relações de trabalho".

De acordo com Maria Beatriz Abreu Rodrigues de Sousa, diretora da RH, a finalidade do Workshop é preparar diretores, secretários e chefes dos postos avançados para as mudanças geradas com a implementação da Resolução 63/83/2010/CSJT. (Márcia Barroso)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br