Semana do Descarte no TRT-MG consolida participação na capital e interior

publicado 05/04/2011 08:48, modificado 05/04/2011 11:48

TRT-MG padroniza uso de papel reciclado (imagem 1)

O TRT da 3ª Região, por meio da Comissão Permanente de Gestão Ambiental, coordenou, no mês de fevereiro deste ano, em toda a Justiça do Trabalho, mais uma edição anual da Semana do Descarte. Instituída pela Portaria 97, de 27 de outubro de 2008, a iniciativa atende à recomendação do Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, João Orestes Dalazen, feita durante correição realizada em junho de 2008 no TRT-MG.

Em 2011, a Comissão Permanente de Gestão Ambiental montou um cronograma de descarte a fim de facilitar e ordenar a tarefa nas diversas unidades da JT: no primeiro dia, foi preparado o local onde seriam organizados os materiais descartados; no segundo dia, o descarte foi feito na copa e cozinha; no terceiro dia, foram organizados armários e estantes; no quinto dia, foi a vez da mesa de trabalho e, no último dia, aconteceu o descarte virtual, considerado extremamente importante para que o computador e a rede trabalhem melhor. Dessa forma, os servidores puderam continuar a realizar suas atividades diárias e ainda reservar uma parte do dia para o descarte.

A Comissão de Gestão Ambiental observa que o material enviado para a reciclagem tem sido maior do que o descartado como lixo comum. Outra verificação feita é que as unidades da Justiça do Trabalho no interior têm participado mais do evento do que as unidades da capital (76% dos relatórios de descarte recebidos). E, na capital, a área administrativa tem se envolvido mais do que a área judiciária (86% dos relatórios recebidos).

Já os setores que participaram da Semana do Descarte destacam a importância de realizá-lo periodicamente e afirmam que já incorporaram essa prática na rotina de trabalho. A diminuição da quantidade de material descartada no lixo e a análise das observações encaminhadas nos Relatórios de Descarte indicam que a cultura da sustentabilidade já vem sendo incorporada na Instituição.

Servidores do Foro de Pouso Alegre consideram que a Semana do Descarte é uma excelente iniciativa do TRT de Minas e que seu benefício se estende a servidores e usuários. Ressaltam, ainda, que já é uma prática, no Foro, a reciclagem de materiais, com coleta duas vezes na semana.

Outro retorno positivo vem da equipe da VT de São João Del Rei: "Achamos importante e muito interessante a iniciativa de se promover a Semana do Descarte, incentivando a liberação e limpeza do ambiente laboral, facilitando, assim, o desempenho e o acesso de todos, com consequente execução do trabalho com maior presteza. Ainda buscamos enfatizar a preocupação com o meio ambiente, tentando encaminhar para reciclagem o maior número de itens possível".

Semana do Descarte no TRT-MG consolida participação na capital e interior (imagem 2)
Servidores da Diretoria de Recursos Humanos participaram ativamente do descarte em 2011 (Fotos: Leonardo Andrade)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br