TRT inaugura nova sede da Justiça do Trabalho em Ribeirão das Neves

publicado 27/11/2012 15:25, modificado 27/11/2012 17:25

Na presença do prefeito Wallace Ventura e de diversas autoridades locais, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, inaugurou nesta terça-feira, 27, a sede própria da Vara do Trabalho de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em seu discurso, a presidente observou que "pelo potencial de crescimento econômico e social que a região representa para Minas Gerais e pela realidade dos novos tempos, a VT de Ribeirão das Neves vindicava uma sede própria compatível com a demanda, funcionalmente aparelhada e adaptada às exigências de todos quantos buscam nesta casa o restabelecimento da paz nas questões trabalhistas".

TRT inaugura nova sede da Justiça do Trabalho em Ribeirão das Neves (imagem 1)
Fotos Adriana Spinelli

A presidente do TRT-MG destacou ainda o projeto da Diretoria de Engenharia do TRT, que alia o respeito ao meio ambiente e o acesso aos portadores de deficiência física ao conforto, a segurança e a funcionalidade para jurisdicionados, advogados, servidores e magistrados. "Além do mais", completou, "a nova sede já surge perante a sociedade sob os auspícios dos novos tempos, pois o uso intensivo de modernos meios tecnológicos, principalmente com a implantação do Processo Judicial eletrônico - PJe, em um futuro breve será a tônica da efetivação do cumprimento de sua relevante função social".

A juíza titular da VT de Neves, Cristiana Maria Valadares Fenelon, ressaltou a emoção de todos com a mudança para o novo prédio. "Hoje é o dia de uma grande conquista para a comunidade de Ribeirão das Neves. Esta obra representa a presença definitiva da JT no município com todos os princípios que norteiam o Judiciário Trabalhista, como a proteção do trabalhador e a orientação do empregador, no sentido de aproximar estes dois pilares da sociedade, que são o capital e o trabalho, que precisam de harmonia para um convívio social mais justo, humano e abrangente".

O prefeito Wallace Ventura, por sua vez, destacou a atuação da JT na cidade, as dificuldades enfrentadas pelos usuários e servidores na antiga instalação. "A entrega deste espaço de cidadania e justiça no final do meu segundo mandato, com as condições adequadas para um melhor atendimento, me traz um sentimento de dever cumprido", completou.

A movimentação processual na VT de Neves, de acordo com dados da diretora da Secretaria, Ana Cláudia Rachid Campos, gira em torno de 2.500 ações. "Nosso movimento diário aqui está entre 150 a 200 pessoas, sendo que de janeiro até agora recebemos 2.300 processos e devemos fechar o ano com aproximadamente 2.500, com destaque para os setores de transporte e serviços, que são as empresas que mais demandam na região".

De acordo com o diretor de Engenharia do TRT, Hudson Luiz Guimarães, a sede própria da VT de Neves vai gerar uma economia considerável para o Tribunal. "Entre gastos com aluguel, manutenção e adaptações em razão da precariedade do antigo prédio, a estimativa é de que o Tribunal tenha uma economia de aproximadamente 60 mil reais por ano".

A solenidade de inauguração do novo Fórum Trabalhista de Ribeirão das Neves contou com a participação do Coral do TRT-MG, Acordos e Acordes , que executou o Hino Nacional sob a regência do maestro Afrânio Lacerda e acompanhamento ao piano pela desembargadora aposentada Cleube de Freitas Pereira.

Muito prestigiado, o evento contou com as presenças dos juízes Marcelo Alves, substituto, Marlon de Freitas, Érica Bessa, Jacqueline Prado Casagrande, presidente da Amatra3, do diretor-geral, Guilherme Augusto de Araújo; do secretário-geral da Presidência, Eliel Negromonte Filho; do assessor-chefe da Presidência, Sérgio Murilo Ribeiro dos Santos; do procurador do município de Neves, Marcelo Fonseca da Silva; do presidente e do vice-presidente da subseção da OAB local, José Alexandre da Costa e Álvaro Lopes; dos gerentes regionais da Caixa Econômica Federal José Flávio Tavares Abreu, Paulo Henrique Pontello e Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, este gerente-geral da instituição em Ribeirão das Neves; do gerente do Posto de Atendimento Bancário da Caixa na VT de Neves, Eduardo Machado; do Major Júlio César, representando o Comando de Policiamento Militar de Ribeirão das Neves; do presidente da Câmara Municipal, Célio Eustáquio da Fonseca e do delegado de polícia Elcio Alessandro Brito.

Também prestigiaram a solenidade a presidente do Sitraemg, Lúcia Bernardes; o diretor de Coordenação Administrativa, Carlos Athayde Valadares Viégas; o diretor de Informática, Gilberto Atman Picardi Faria; o diretor de Apoio Administrativo, Mozart Secundino de Oliveira Júnior; além de servidores, jornalistas e outras personalidades locais. (Márcia Barroso)

Visualizações: