Vara do Trabalho de Itaúna recebe PJe no dia 14
A Justiça do Trabalho implanta, no próximo dia 14 de novembro, na Vara do Trabalho de Itaúna, o Processo Judicial eletrônico - PJe-JT. A solenidade de lançamento do sistema será às 11 horas, no Fórum Trabalhista local.
A implantação do PJe na Justiça do Trabalho mineira iniciou-se no dia 5 de setembro deste ano, simultaneamente em primeiro grau, na Vara do Trabalho de Nova Lima, e em segundo grau, na 1ª Seção de Dissídios Individuais, nos mandados de segurança. Em seguida, foi a vez da Vara do Trabalho de Conselheiro Lafaiete receber o programa. Após Itaúna, o PJe-JT chega, no dia 19 de dezembro, aos foros de Betim e Contagem e deverá ser expandido ainda este ano para todas as classes processuais de competência originária do Tribunal.
O Processo Judicial eletrônico foi escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ como sistema virtual de tramitação de processos do Poder Judiciário. Após a total implementação, a ferramenta vai substituir mais de 40 sistemas diferentes utilizados por tribunais brasileiros. As funcionalidades específicas para a Justiça do Trabalho estão sendo desenvolvidas por servidores do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, Tribunal Superior do Trabalho - TST e Tribunais Regionais do Trabalho - TRTs.
Entre os inúmeros benefícios trazidos pelo sistema, estão a ampla acessibilidade à Justiça, peticionamento sem deslocamento até a unidade judiciária, economia de recursos, segurança e absoluta transparência na tramitação dos processos.
O Comitê Gestor Regional do PJe-JT já está trabalhando no planejamento do cronograma nacional para 2013 estabelecido pelo CSJT e a previsão é cobrir 40% das Varas do Trabalho de Minas no ano que vem.
Informe-se sobre o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho no site www.trt3.jus.br . (Ruth Vasseur com informações do CSJT)