Começa Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região

publicado 23/09/2013 12:02, modificado 23/09/2013 15:02

A Escola Judicial do TRT de Minas iniciou, nesta segunda-feira, 23 de setembro, o Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região. Representando a presidente do Tribunal, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, o desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, 2º vice-presidente, diretor da Escola Judicial do TRT, fez a abertura dos trabalhos na Sala Multimeios da unidade Goitacazes, no Barro Preto.

Presentes ao evento os desembargadores Márcio Túlio Viana, que abriu o curso com a palestra "O Papel do Juiz na Sociedade", e Fernando Rios Neto, membro do conselho consultivo da Escola Judicial, e as juízas Graça Maria Borges de Freitas, coordenadora acadêmica da Escola Judicial, e Jacqueline Prado Casagrande, presidente da Amatra3.

Começa Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região (imagem 1)
Fernando Rios Neto, Danusa Almeida dos Santos Silva, juíza substituta (representando os colegas do curso), Márcio Túlio Viana, Luiz Otávio Linhares Renault, Jacqueline Prado Casagrande e Graça Maria Borges de Freitas

Segundo o diretor da Escola, desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, o Curso de Formação Inicial de Juízes, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos interdisciplinares necessários ao exercício das práticas jurisdicional e administrativa do juiz do trabalho bem como propiciar o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao desempenho da função. "Vamos iniciar hoje mais uma atividade importante no começo da carreira do magistrado e a Escola Judicial é um grande apoio, não só na formação inicial, mas também na formação continuada, porque nós juízes estamos sempre aprendendo".

Participam do curso 19 juízes aprovados no Concurso Público nº 01/1012 do TRT-MG empossados no último dia 14 de agosto. Os magistrados ingressarão no efetivo exercício da jurisdição, quando atuarão como juízes auxiliares, com a colaboração dos juízes titulares ou em exercício nas Varas do Trabalho e o acompanhamento dos conselheiros da Escola Judicial.

O Módulo Regional da Formação Inicial, nos termos da Resolução 01/2008 da Enamat - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - dura todo o processo de vitaliciamento e, após a primeira fase, constituída do curso que se encerra, os magistrados participarão de outros cursos, com uma carga horária mínima de 40 horas-aula semestrais ou 80 anuais. (Texto e Fotos: Márcia Barroso)

Começa Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região (imagem 2)
19 juízes aprovados no Concurso Público nº 01/1012 participam do Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br