Começa Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região
A Escola Judicial do TRT de Minas iniciou, nesta segunda-feira, 23 de setembro, o Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região. Representando a presidente do Tribunal, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, o desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, 2º vice-presidente, diretor da Escola Judicial do TRT, fez a abertura dos trabalhos na Sala Multimeios da unidade Goitacazes, no Barro Preto.
Presentes ao evento os desembargadores Márcio Túlio Viana, que abriu o curso com a palestra "O Papel do Juiz na Sociedade", e Fernando Rios Neto, membro do conselho consultivo da Escola Judicial, e as juízas Graça Maria Borges de Freitas, coordenadora acadêmica da Escola Judicial, e Jacqueline Prado Casagrande, presidente da Amatra3.
![]() |
Fernando Rios Neto, Danusa Almeida dos Santos Silva, juíza substituta (representando os colegas do curso), Márcio Túlio Viana, Luiz Otávio Linhares Renault, Jacqueline Prado Casagrande e Graça Maria Borges de Freitas |
Segundo o diretor da Escola, desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, o Curso de Formação Inicial de Juízes, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos interdisciplinares necessários ao exercício das práticas jurisdicional e administrativa do juiz do trabalho bem como propiciar o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao desempenho da função. "Vamos iniciar hoje mais uma atividade importante no começo da carreira do magistrado e a Escola Judicial é um grande apoio, não só na formação inicial, mas também na formação continuada, porque nós juízes estamos sempre aprendendo".
Participam do curso 19 juízes aprovados no Concurso Público nº 01/1012 do TRT-MG empossados no último dia 14 de agosto. Os magistrados ingressarão no efetivo exercício da jurisdição, quando atuarão como juízes auxiliares, com a colaboração dos juízes titulares ou em exercício nas Varas do Trabalho e o acompanhamento dos conselheiros da Escola Judicial.
O Módulo Regional da Formação Inicial, nos termos da Resolução 01/2008 da Enamat - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - dura todo o processo de vitaliciamento e, após a primeira fase, constituída do curso que se encerra, os magistrados participarão de outros cursos, com uma carga horária mínima de 40 horas-aula semestrais ou 80 anuais. (Texto e Fotos: Márcia Barroso)
![]() |
19 juízes aprovados no Concurso Público nº 01/1012 participam do Módulo Regional do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho Substitutos da 3ª Região |