Dia do servidor é comemorado com palestra sobre qualidade de vida

publicado 24/10/2013 16:52, modificado 24/10/2013 18:52

Manifestando seu desejo de celebrar com todos os cerca de quatro mil servidores que compõem hoje a Justiça do Trabalho de Minas, o Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28, a presidente do TRT da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, abriu na tarde desta quinta-feira, 24 de outubro, o simpósio "Qualidade de Vida no Trabalho", realizado na casa Imperador Eventos, com a presença dos agentes de saúde representantes de todas as unidades do Tribunal.

Na ocasião, houve o lançamento oficial do Projeto Servidor em Pauta, que elegeu o tema Qualidade de Vida a partir do resultado do Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho - IAQVT - realizado recentemente no tribunal, e que apontou ser, para magistrados e servidores, a organização do trabalho o fator que as pessoas sentem como adoecedor. Nesse sentido, o professor Mário César Ferreira, coordenador do Grupo de Estudo em Ergonomia Aplicada ao Setor Público (Ergopublic) da UNB, responsável pela implementação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (IA-QVT) no TRT, proferiu a palestra "A Organização do Trabalho e seus impactos na qualidade de vida do Trabalho".

A presidente ressaltou, em sua fala, que as novas tecnologias trazem facilidades, mas tendem a promover uma concentração do trabalho: "práticas e formas de organizar o trabalho têm que ser constantemente repensadas e revisadas, pois a relação de causa e efeito é de suma relevância. Mais do que uma simples questão de mobiliário e de ambientes físicos adequados, a preservação da saúde e da segurança dos servidores deve orientar a forma de organizar e de gerir o trabalho e um dos nossos objetivos estratégicos é buscar a melhoria do clima organizacional, da saúde e da qualidade de vida dos magistrados e servidores".

Dia do servidor é comemorado com palestra sobre qualidade de vida (imagem 1)
Fotos Madson Morais

Palestras

No evento, que contou com a participação do Coral Acordos & Acordes, sob a regência do maestro Afrânio Lacerda, estando presente também a desembargadora aposentada Cleube de Freitas Pereira, coordenadora do Coral, o desembargador Anemar Amaral traçou para os presentes as diretrizes principais do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do TST, do qual é gestor em Minas.

Em seguida, o engenheiro de segurança no trabalho e subsecretário de saúde ocupacional do TRT, Gustavo Henrique Mendes Gabriel da Silva, falou sobre "Novas Práticas na Organização e Gestão do Trabalho Preservando a Saúde e Segurança de Servidores e Magistrados". Gustavo lembrou que o IAQVT apontou como principal fator de adoecimento no tribunal a organização do trabalho e que "uma das ações para melhoria desta situação é dar às pessoas voz ativa, uma chance de participação e construção de soluções. Quando as pessoas não participam, elas reclamam, gerando insatisfação, que por sua vez gera baixa autoestima, que é um passo para o adoecimento".

Na exposição, o professsor Mário César Ferreira traçou o conceito de ergonomia e organização do trabalho e lembrou que "discutir a organização do trabalho no tribunal é discutir, antes de tudo, concepção e prática de gestão de pessoas". E completou: "Precisamos questionar em que medida essas práticas de gestão estão realmente no sentido da saúde ou da produção do bem estar". Segundo ele, o trabalho gera mal-estar quando, entre outras coisas, estabelece prazos exíguos para execução de tarefas, estipula metas, resultados e produtos sem a participação dos interessados e, principalmente, projeta tarefas, situações e produtos com base em modelo simplificador de desempenho humano, o que acaba potencializando a produção de acidentes e doenças do trabalho, licenças-saúde e aposentadorias precoces.

Já o trabalho é produtor de bem-estar quando é fonte de prazer, as condições de trabalho são adequadas, as relações socioprofissionais são saudáveis, há oportunidade de realização profissional e o reconhecimento no trabalho é uma prática efetiva.

Presentes à solenidade o diretor-geral do TRT, Guilherme Augusto de Araújo, o secretário-geral da Presidência, Eliel Negromonte Filho, a diretora-judiciária, Sandra Pimentel Mendes, o diretor de Coordenação Administrativa, Carlos Athayde Valadares Viegas, o diretor de Saúde, Geraldo Mendes Diniz, a diretora de Recursos Humanos, Maria Beatriz Abreu Rodrigues de Souza, e a diretora do Sitraemg, representando o sindicato, Débora Mello Mansur. (Solange Kierulff)

Dia do servidor é comemorado com palestra sobre qualidade de vida (imagem 2)

Visualizações: