Gestor do Programa Trabalho Seguro faz palestra em escola do Sesi
Comemora-se no dia 10 de outubro o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, conforme estabelecido pela Lei n. 12.645/2012. A data foi instituída para se estabelecer um dia para discussão da temática no ambiente escolar, pois, a cada dia se percebe que o desafio de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores necessita assumir novas dimensões e envolver novos agentes, a fim de complementar as ações convencionais tendentes à redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio das normas de saúde, higiene e segurança do trabalho.
Nesta quinta-feira, para comemorar o 10 de outubro, 180 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, do 2º ano do ensino médio da Escola Sesi Alvimar Carneiro de Rezende, de Contagem, assistiram pela manhã a uma palestra do desembargador Anemar Amaral, gestor regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro.

Em sua fala, além de enfatizar que "toda atividade profissional deve ser executada com segurança", para que o Brasil não tenha um número tão grande de trabalhadores acidentados, justificou a presença da Justiça do Trabalho no programa e, ainda, a importância do uso dos EPIs e o cumprimento das demais normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Presente à palestra, o gerente da unidade escolar, Renato Nunes Vaz, que destacou, além da importância deste trabalho que a Justiça do Trabalho vem desenvolvendo em prol da conscientização da segurança no trabalho, também a importância da parceria escola/JT, porque para ele "com parcerias é mais fácil alcançar um objetivo".
Vale destacar, que o tema "segurança" faz parte do conteúdo escolar daquela unidade do Sesi, já que na disciplina Língua Portuguesa, há um projeto institucional, Escola Segura, onde os alunos discutem o tema, tendo como apoio uma cartilha do próprio Sistema Sesi/Fiemg. Para a professora Cármen Belém, coordenadora pedagógica da escola, o tema está presente em todo o âmbito escolar.
Coincidentemente, hoje, os alunos das quatro turmas, após a palestra apresentaram vídeos produzidos por eles sobre o tema para a escolha do melhor. A atividade é a culminância do projeto Escola Segura, a cargo da professora Fabiana Cândida Borges. (fotos: Cassiano Nóbrega)
![]() |