Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Importadas: 2013 a 2014 / Gestor do Programa Trabalho Seguro faz palestra em escola do Sesi

Gestor do Programa Trabalho Seguro faz palestra em escola do Sesi

publicado 10/10/2014 14:16, modificado 10/10/2014 17:16

Comemora-se no dia 10 de outubro o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, conforme estabelecido pela Lei n. 12.645/2012. A data foi instituída para se estabelecer um dia para discussão da temática no ambiente escolar, pois, a cada dia se percebe que o desafio de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores necessita assumir novas dimensões e envolver novos agentes, a fim de complementar as ações convencionais tendentes à redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio das normas de saúde, higiene e segurança do trabalho.

Nesta quinta-feira, para comemorar o 10 de outubro, 180 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, do 2º ano do ensino  médio da Escola Sesi Alvimar Carneiro de Rezende, de Contagem, assistiram  pela manhã a uma palestra do desembargador Anemar Amaral, gestor regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro.

Gestor do Programa Trabalho Seguro faz palestra em escola do Sesi (imagem 1)

Em sua fala, além de enfatizar que "toda atividade profissional deve ser executada com segurança", para que o Brasil não tenha um número tão grande de trabalhadores acidentados, justificou a presença da Justiça do Trabalho no programa e, ainda, a importância do uso dos EPIs e o cumprimento das demais normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Presente à palestra, o gerente da unidade escolar, Renato Nunes Vaz, que destacou, além da importância deste trabalho que a Justiça do Trabalho vem desenvolvendo em prol da conscientização da segurança no trabalho, também a importância da parceria escola/JT, porque para ele "com parcerias é mais fácil alcançar um objetivo".

Vale destacar, que o tema "segurança" faz parte do conteúdo escolar daquela unidade do Sesi, já que na disciplina Língua Portuguesa, há um projeto institucional, Escola Segura, onde os alunos discutem o tema, tendo como apoio uma cartilha do próprio Sistema Sesi/Fiemg. Para a professora Cármen Belém, coordenadora pedagógica da escola, o tema está  presente em todo o âmbito escolar.

Coincidentemente, hoje, os alunos das quatro turmas, após a palestra apresentaram vídeos produzidos por eles sobre o tema para a escolha do melhor. A atividade é a culminância do projeto Escola Segura, a cargo da professora Fabiana Cândida Borges. (fotos: Cassiano Nóbrega)

Gestor do Programa Trabalho Seguro faz palestra em escola do Sesi (imagem 2)

Confira reportagem da TV TRT-MG

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /