Gestores do Trabalho Seguro buscam novas parcerias em Minas

publicado 15/10/2014 12:33, modificado 15/10/2014 15:33
Gestores do Trabalho Seguro buscam novas parcerias em Minas (imagem 1)
Fotos: Leonardo Andrade

O desembargador Anemar Amaral e o juiz Eduardo Ferri, gestores no estado do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro, e o assessor especial da Presidência do TRT-MG e gerente do programa, Paulo Haddad, reuniram-se nesta quarta-feira na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, com o chefe de gabinete da Presidência, Antônio Marum, para tentarem alinhar ações do Trabalho Seguro com o projeto da Fiemg, Rotas para o Futuro que tem como um dos temas "Segurança e Saúde no Trabalho".

Durante a reunião foi apresentado, pelo desembargador Anemar Amaral, o Programa Trabalho Seguro, iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho - que tem como principal objetivo contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho -, e expostas as principais ações que vêm sendo desenvolvidas no estado sob a coordenação dos gestores do TRT.

Por sua vez, Antônio Marum, representando o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, apresentou o Rotas para o Futuro , que desenvolvido há quatro anos, ao incluir o tema Segurança e Saúde no Trabalho em discussões pelo interior, vem alcançando todo o estado de Minas "envolvendo trabalhadores e industriais em debates do gênero". O objetivo do projeto "é apoiar a indústria de Minas Gerais para entender e cumprir a legislação que rege a questão da saúde e segurança do trabalho, dessa forma adequando-se às exigências dos órgãos normatizadores e fiscalizadores".

Visto que os objetivos são comuns, verificou-se a possibilidade de uma parceria que será celebrada em um Termo de Cooperação, para que numa ação conjunta do TRT e da Fiemg, as ações para a prevenção dos acidentes de trabalho sejam mais efetivas no estado. Nesta primeira reunião, ficou acertado que o caminho é pela educação incluindo nos currículos escolares uma disciplina que contemple tal conteúdo.

Participaram da reunião além dos já citados, Alexandre Machado (coordenador do projeto Rotas para o Futuro ), Christiano Leal (gerente de operações), Júnia Nogueira Bastos (gerente de promoção humana), o jornalista Trajano Raposo (gerente de imprensa) e a advogada Verônica Flecha de Lima, da gerência trabalhista, todos da Fiemg.

Visualizações: