Você está aqui:

Inaugurada 4ª Vara do Trabalho em Uberaba

publicado: 29/08/2013 às 19h42 | modificado: 29/08/2013 às 22h42

Desejando que o Senhor ilumine a todos que vão trabalhar nesta casa , o frei Cármine, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Uberaba, abençoou as instalações do Foro Trabalhista do município, onde nesta quinta-feira, a desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, inaugurou a 4ª Vara do Trabalho.

Inaugurada 4ª Vara do Trabalho em Uberaba (imagem 1)
Fotos Leonardo Andrade

Uberaba, destacada pela desembargadora como detentora do quarto maior IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do estado, maior que o IDH de 98,3% das cidades brasileiras; com saneamento básico em 98% dos imóveis urbanos e com 100% das residências abastecidas de energia elétrica. Na educação, a cidade tem uma taxa de 97,8% de alfabetizados e 150 instituições de ensino. "Entretanto, sabe-se que à riqueza, à alfabetização e à grandeza de uma cidade (Uberaba é a terceira cidade mais populosa do estado com mais de 300 mil habitantes) segue-se o crescimento do número de lides jurídicas, exatamente porque se trata de uma sociedade democrática, com cidadãos conhecedores dos seus direitos e deveres". Daí a necessidade de instalação de mais uma vara do trabalho na cidade que vai favorecer a tramitação processual. De janeiro a julho deste ano, as três varas da cidade já receberam 3.856 novos processos.

Presente à solenidade a juíza Maria Tereza da Costa Machado Leão, diretora do foro e titular da 1ª VT, destacou o esforço dos que contribuíram para a criação da 4² Vara, uma festa para todos nós que vai tornar a prestação jurisdicional mais célere, embora saibamos que a celeridade, marca da Justiça do Trabalho da 3ª Região somente poderá será plenamente obtida, dentre outras ações, com o aumento do quadro de juízes substitutos , reconhecendo que para isso, segundo ela, todos os esforços já estão sendo despendidos.

Inaugurada 4ª Vara do Trabalho em Uberaba (imagem 2)
A audiência da primeira ação protocolizada pelo PJe em Uberaba, de autoria do advogado Paulo Márcio Miranda, foi marcada para o próximo dia 12 de setembro às 9h40 na 4ª VT. Na protocolização foi usado um computador super portátil, fato inédito em Minas Gerais

Na mesma solenidade foi implantado no Foro Trabalhista de Uberaba o Processo Judicial Eletrônico que decorrente da informatização, nas palavras do prefeito Paulo Piau, faz do mundo uma aldeia. Também prestigiando o evento o presidente da Subseção de Uberaba da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, que ao discursar além de elogiar a participação do juiz substituto Luiz Evaristo Osório Barbosa, integrante do grupo de treinamento para o PJe-JT que desmistificou o sistema, criando outro parâmetro de informação sobre o PJe, ainda falou da disposição da OAB de Uberaba para capacitar todos os advogados.

Inaugurada 4ª Vara do Trabalho em Uberaba (imagem 3)
Presidente Deoclecia Amorelli Dias, magistrados e servidores

Bastante prestigiada por autoridades civis, militares e eclesiásticas, à inauguração da 4ª VT e a implantação do PJe no foro, contou com a participação da juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho, auxiliar da Presidência do TRT; dos juízes Marcos César Leão e Flávio Vilson da Silva Barbosa, respectivos titulares da 2ª e 3ª VT; das juízas Simone Bernardes e Andréa Marinho Teixeira, do grupo de treinamento do PJe, da juíza Melânia Medeiros Vieira, auxiliar da 3ª VT de Uberaba e Alexandre Chibante e Eliane Magalhães de Oliveira, nesta ordem, juízes titulares das varas de Iturama e Araxá. E também de Guilherme Augusto de Araújo, diretor-geral; Eliel Negromonte Filho, secretário-geral da Presidência e Sandra Mendes Pimentel, diretora judiciária, todos do TRT, e dos servidores do foro trabalhista local. (De Uberaba, Divina Dias)

TRT-MG inaugura Central Permanente de Conciliação (imagem 1)

Visualizações: