Inaugurada 4ª Vara do Trabalho em Uberaba
Desejando que o Senhor ilumine a todos que vão trabalhar nesta casa , o frei Cármine, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Uberaba, abençoou as instalações do Foro Trabalhista do município, onde nesta quinta-feira, a desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, inaugurou a 4ª Vara do Trabalho.
Fotos Leonardo Andrade |
Uberaba, destacada pela desembargadora como detentora do quarto maior IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do estado, maior que o IDH de 98,3% das cidades brasileiras; com saneamento básico em 98% dos imóveis urbanos e com 100% das residências abastecidas de energia elétrica. Na educação, a cidade tem uma taxa de 97,8% de alfabetizados e 150 instituições de ensino. "Entretanto, sabe-se que à riqueza, à alfabetização e à grandeza de uma cidade (Uberaba é a terceira cidade mais populosa do estado com mais de 300 mil habitantes) segue-se o crescimento do número de lides jurídicas, exatamente porque se trata de uma sociedade democrática, com cidadãos conhecedores dos seus direitos e deveres". Daí a necessidade de instalação de mais uma vara do trabalho na cidade que vai favorecer a tramitação processual. De janeiro a julho deste ano, as três varas da cidade já receberam 3.856 novos processos.
Presente à solenidade a juíza Maria Tereza da Costa Machado Leão, diretora do foro e titular da 1ª VT, destacou o esforço dos que contribuíram para a criação da 4² Vara, uma festa para todos nós que vai tornar a prestação jurisdicional mais célere, embora saibamos que a celeridade, marca da Justiça do Trabalho da 3ª Região somente poderá será plenamente obtida, dentre outras ações, com o aumento do quadro de juízes substitutos , reconhecendo que para isso, segundo ela, todos os esforços já estão sendo despendidos.
A audiência da primeira ação protocolizada pelo PJe em Uberaba, de autoria do advogado Paulo Márcio Miranda, foi marcada para o próximo dia 12 de setembro às 9h40 na 4ª VT. Na protocolização foi usado um computador super portátil, fato inédito em Minas Gerais |
Na mesma solenidade foi implantado no Foro Trabalhista de Uberaba o Processo Judicial Eletrônico que decorrente da informatização, nas palavras do prefeito Paulo Piau, faz do mundo uma aldeia. Também prestigiando o evento o presidente da Subseção de Uberaba da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, que ao discursar além de elogiar a participação do juiz substituto Luiz Evaristo Osório Barbosa, integrante do grupo de treinamento para o PJe-JT que desmistificou o sistema, criando outro parâmetro de informação sobre o PJe, ainda falou da disposição da OAB de Uberaba para capacitar todos os advogados.
Presidente Deoclecia Amorelli Dias, magistrados e servidores |
Bastante prestigiada por autoridades civis, militares e eclesiásticas, à inauguração da 4ª VT e a implantação do PJe no foro, contou com a participação da juíza Olívia Figueiredo Pinto Coelho, auxiliar da Presidência do TRT; dos juízes Marcos César Leão e Flávio Vilson da Silva Barbosa, respectivos titulares da 2ª e 3ª VT; das juízas Simone Bernardes e Andréa Marinho Teixeira, do grupo de treinamento do PJe, da juíza Melânia Medeiros Vieira, auxiliar da 3ª VT de Uberaba e Alexandre Chibante e Eliane Magalhães de Oliveira, nesta ordem, juízes titulares das varas de Iturama e Araxá. E também de Guilherme Augusto de Araújo, diretor-geral; Eliel Negromonte Filho, secretário-geral da Presidência e Sandra Mendes Pimentel, diretora judiciária, todos do TRT, e dos servidores do foro trabalhista local. (De Uberaba, Divina Dias)