Juízes tomam posse por remoção, promoção e permuta

publicado 06/06/2014 17:10, modificado 06/06/2014 20:10

A presidente do TRT-MG, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, empossou nesta sexta-feira, 6 de junho, no 8º andar do edifício-sede do TRT-MG, em Belo Horizonte, 20 juízes, sendo quatro por promoção, dois mediante permuta e os demais por remoção.

Juízes tomam posse por remoção, promoção e permuta (imagem 1)
Fotos: Leonardo Andrade

Na abertura da solenidade, prestigiada pelos desembargadores José Murilo de Morais e Emília Facchini, respectivamente 1º e 2º vice-presidente do TRT, a Presidente Maria Laura deu boas vindas aos juízes Sofia Fontes Regueira e Osmar Rodrigues Brandão, provenientes, respectivamente, da 4ª e 9ª Regiões, que tomaram posse em decorrência de permuta. "Minas é uma casa acolhedora e o TRT-MG oferece todas as condições aos juízes", afirmou a presidente acrescentando que a administração por ela liderada tem se empenhado muito para resolver problemas pontuais da instituição, e que está à disposição de todos, em especial nesse momento de ambientação ao novo local de trabalho. A dirigente também realçou a importância da escolha do diretor da secretaria da vara pelo juiz, dizendo tratar-se de conquista pela qual ela muito lutou. E observou que o diretor é um gestor da vara e, como tal, tem compromisso com a Administração do Tribunal.

O Compromisso de Posse foi lido pelo juiz mais antigo, Marcelo Moura Ferreira, removido da 3ª Vara do Trabalho de Contagem para a Vara do Trabalho de Ribeirão das Neves, e o Termo de Compromisso e Posse, pela secretária-geral da Presidência, Sandra Pimentel Mendes.

Posse por remoção, a pedido

Além de Marcelo Moura Ferreira, tomaram posse por remoção, a pedido, os juízes Érica Martins Júdice, da VT de Santa Rita Sapucai para a 11ª VT de BH; Clarice dos Santos Castro, da 3ª VT de Betim para a 4ª VT de Contagem; Érica Aparecida Pires Bessa, da 1ª VT de Formiga para a 3ª VT de Contagem; André Luiz Gonçalves Coimbra, da 2ª VT de Formiga para 3ª VT de Betim e Tarcísio Corrêa de Brito, da 1ª VT de Governador Valadares para a VT de Cataguases.

Também tomaram posse por remoção, a pedido, os juízes: Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, da 1ª Vara do Trabalho de Itabira para a 2ª VT de Formiga; June Bayão Gomes Guerra, da VT de Araxá para 1ª VT de Formiga; Ângela Cristina de Ávila Aguiar Amaral, da 3ª VT de Coronel Fabriciano para 2ª VT da mesma cidade; Daniel Gomide Souza, da 4ª VT de Coronel Fabriciano para a 1ª VT de Itabira; Raquel Fernandes Lage, da VT de Frutal para a VT de Araxá; Bruno Alves Rodrigues, da VT de Almenara para a 3ª VT de Coronel Fabriciano; Marina Caixeta Braga, da VT de Nanuque para a 4ª VT de Coronel Fabriciano, e Cleyonara Campos Vieira Vilela, da Vara do Trabalho de Monte Azul para a VT de Frutal.

Posse por promoção

Tomaram posse, por promoção aprovada pelo Órgão Especial Extraordinário dessa quinta-feira, 5 de junho, os juízes Felipe Climaco Heineck, promovido por merecimento para assumir a titularidade da Vara do Trabalho de Nanuque; Gilmara Delourdes Peixoto de Melo, promovida por antiguidade a juíza titular da Vara do Trabalho de Almenara; Walder de Brito Barbosa, promovido por merecimento para o cargo de juiz titular da Vara do Trabalho de Teófilo Otoni, e Fabiana Alves Marra, promovida por antiguidade a juíza titular da vara do Trabalho de Monte Azul.

Posse por permuta

Os juízes Sofia Fontes Regueira e Osmar Rodrigues Brandão, provenientes, respectivamente, da 4ª e 9ª regiões, tomaram posse no TRT-MG em decorrência de permuta com magistrados deste Regional.

Franqueada a palavra pela presidente do TRT-MG, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, a desembargadora federal Lana Maria Fontes Regueira, mãe da juíza empossada Sofia Fontes Regueira, que compôs a mesa de honra representando o presidente do TRF da 2ª Região, desembargador federal Sérgio Schwaitzer, Lana enalteceu a Justiça do Trabalho por sua importância na pacificação social, e falou da felicidade de poder constatar a humildade dos desembargadores da casa, virtude que, no seu entender, não pode faltar aos magistrados, bem como de participar da posse de sua filha como juíza em um estado cujo povo tem muito amor a dar.

Remoção Global

Quem também fez uso da palavra foi o juiz Bruno Alves Rodrigues, presidente da Amatra3, que felicitou os empossados, em nome da entidade que preside, e elogiou a Administração do Tribunal pela consolidação do instituto da remoção global.

No encerramento da cerimônia, a presidente, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, convidou os presentes para a missa em homenagem a Paulo Gustavo de Amarante Merçon (juiz titular da 35ª VT de Belo Horizonte, falecido em 29 de abril passado), que será celebrada às 20 horas de hoje, dia 6, na Capela Nossa Senhora da Conceição, do Colégio Arnaldo (rua Ceará, esquina com Av. Carandaí - Funcionários, Belo Horizonte), com a presença dos pais do magistrado.

A posse dos magistrados foi prestigiada, ainda, pela desembargadora Camilla Guimarães Pereira Zeidler, pela juíza auxiliar da Presidência, Olívia Figueiredo Pinto Coelho; pelo diretor-geral Ricardo Oliveira Marques, juízes, servidores e familiares dos empossados. (Walter Salles, fotos Leonardo Andrade)

Visualizações: