Notícias Jurídicas completa 8 anos no ar

publicado 30/06/2014 15:16, modificado 30/06/2014 18:16
Notícias Jurídicas completa 8 anos no ar (imagem 1)

O box Notícias Jurídicas, implantado na página do TRT de Minas em 28 de junho de 2006, completou 8 anos no ar, neste sábado, e se consolida como uma fonte confiável de informação jurídica, seja para profissionais da área, seja para o público leigo, em geral, que busca conhecer as decisões da Justiça do Trabalho mineira e também saber um pouco mais sobre os seus direitos.

Fruto de uma parceria entre a Escola Judicial da 3ª Região - que traça as diretrizes editoriais e coordena os trabalhos - e a Assessoria de Comunicação Social, que produz e dá ampla divulgação às notícias, o NJ nasceu com um triplo e nobre objetivo: traduzir o Direito em linguagem comum e acessível a todos, dar publicidade a decisões significativas e inovadoras da JT de Minas e, principalmente, informar o cidadão sobre os direitos que ele tem. E isso se consegue quando se noticiam casos nos quais o cidadão pode se ver, ou seja, ver a sua própria situação refletida na história noticiada, e descobrir, pela decisão dada, que ele tem direitos e garantias essenciais, que esse direito faz parte do seu patrimônio e que ele pode, e deve, buscá-lo na Justiça. Há também a preocupação de mostrar ao empregador a importância de manter em dia os direitos dos seus trabalhadores e de se organizar para comprovar o cumprimento da lei.

Os números demonstram que o NJ é, de fato, uma experiência bem sucedida de divulgação processual simplificada, levada a efeito pelo próprio órgão de justiça que proferiu a decisão: da primeira notícia publicada ("JT concede créditos de aposentadoria a parceiro homossexual") até hoje foram cerca de 4.800 decisões noticiadas, as quais refletem o pensamento da JT de Minas e mostram o pioneirismo dos seus juízes com suas decisões inovadoras, ousadas, profundamente éticas e ricas em saber jurídico e consciência social. A média diária de acessos de cada uma dessas notícias tem ficado entre 1.500 a 2.500 visualizações, mas há aquelas que superam muito essa marca, passando dos 14 mil acessos.

E as notícias jurídicas não ficam só no site do TRT-MG: são reproduzidas por mais de 70 sites jurídicos e ainda repercutem na imprensa em geral. No próprio site, elas ganham também o formato de aúdio, nos boletins diários disponibilizados pela Rádio TRT-MG, que são reproduzidos pela Rádio Justiça, Rádio TST e dezenas de rádios parceiras. Geram também pautas semanais para a TV TRT-MG, além do quadro "Notícias Jurídicas na TV", veiculado semanalmente no programa "TRT das Gerais", na TV Justiça.

O projeto está hoje sob a coordenação da desembargadora Mônica Sette Lopes e da juíza Maria Cristina Diniz Caixeta, integrantes do Conselho da Escola Judicial. Vale destacar a participação do desembargador Emerson José Alves Lage, que teve papel fundamental na implantação do projeto, e da juíza Adriana Goulart de Sena Orsini, que o coordenou por mais de 7 anos. (Margarida Lages)

Visualizações: