Projeto Servidor em Pauta é apresentado aos participantes de simpósio sobre Qualidade de Vida no Trabalho

publicado 25/10/2013 11:18, modificado 25/10/2013 13:18

Servidores que participam do Simpósio A Organização do Trabalho e seus Impactos na Qualidade de Vida no Trabalho , que acontece na Casa Imperador Eventos, conheceram, na manhã de hoje, o projeto "Servidor em Pauta". A apresentação foi feita pela psicóloga Luciana Passeado, subsecretária de Ação Social da Diretoria de Recursos Humanos.

De acordo com Luciana Passeado, gerente em exercício do projeto, a ideia é realizar um trabalho com uma visão sistêmica promovendo a interação entre as diversas áreas do Tribunal. O Poder Judiciário começa a adotar novos modelos administrativos em todo o país e os servidores também são chamados a contribuir por serem fundamentais para a estratégia da organização. Dentro desse contexto, surgiu o "Servidor em Pauta" coordenado por um grupo multidisciplinar de servidores das áreas administrativas e judiciárias.

A proposta, segundo Luciana, é promover reuniões descentralizadas, em cada setor, para debater um tema escolhido previamente pelos próprios servidores. Em seguida será realizado um simpósio com os representantes das unidades que irão debater as propostas, sob a coordenação do grupo multidisciplinar e a conclusão será encaminhada à Administração do TRT com ampla divulgação, no âmbito institucional.

Após a exposição do projeto, a psicóloga e consultora empresarial Edina de Paula Bom Sucesso fez a palestra O Papel de Multiplicador do Agente de Saúde nos Ambientes de Trabalho , na qual falou dos desafios do papel do Agente de Saúde como multiplicador de boas práticas em sua unidade de trabalho.

Segundo Bom Sucesso, o objetivo é reforçar a necessidade de mudança de cultura para viabilizar a qualidade de vida no trabalho. "Comemorar aniversários, incentivar a prática de esportes, criar pausas no trabalho gerando compromisso com o descanso, sugerir formas de fazer com que as pessoas não levem trabalho para casa e preservem sua vida pessoal e também dos familiares".

Projeto Servidor em Pauta é apresentado aos participantes de simpósio sobre Qualidade de Vida no Trabalho (imagem 1)
Fotos Leonardo Andrade

O tema do Simpósio - A Organização do Trabalho e seus Impactos na Qualidade de Vida no Trabalho - foi proposto para discussão por ter sido apontado pelos próprios servidores, em uma pesquisa realizada pela Diretoria de Saúde do TRT, como um dos fatores de impacto negativo na saúde e qualidade de vida de servidores e magistrados.

Depois da palestra, os grupos de trabalho discutem o tema e elaboram a conclusão. O simpósio será encerrado às 18 horas e em seguida, no mesmo local, terá início o evento de confraternização do Dia do Servidor. (Márcia Barroso)

Visualizações: