TRT inaugura hoje sede própria do Fórum Trabalhista de Pouso Alegre

publicado 17/10/2014 10:13, modificado 17/10/2014 13:13
TRT inaugura hoje sede própria do Fórum Trabalhista de Pouso Alegre (imagem 1)
Pouso Alegre, município da região Sul de Minas, está distante 373 km de Belo Horizonte

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, inaugura na hoje, 17 de outubro, às 17 horas, a sede própria do Fórum Trabalhista de Pouso Alegre, Av. Major Armando Rubens Storino, 2.715.

Inaugurada no município em 1980, a 1ª Vara do Trabalho funcionou sozinha até setembro de 2004, quando devido à grande movimentação processual foi instalada a 2ª e, posteriormente, em dezembro de 2013, a 3ª VT, sempre com endereço em imóveis adaptados.

Em 2010, a Secretaria do Patrimônio da União ao receber a doação de um terreno em área compatível para construção do Fórum da Justiça do Trabalho de Pouso Alegre destinou a área ao TRT. O local, na entrada da cidade, no eixo de interligação com o estado de São Paulo, é uma área de expansão urbana onde já estão construídas outras entidades públicas, como o Fórum da Justiça e o Ministério Público.

Aprovado o projeto arquitetônico elaborado pela equipe técnica da Diretoria da Secretaria de Engenharia do TRT, a construção iniciada em 2012 foi finalizada em 2014. O custo final da obra considerando acabamentos e instalações foi de R$ 5.535.000,00 para uma área construída de 3.642,70 m², o que vale dizer a um custo de R$ 1.520,00 por metro quadrado.

Erguida em terreno de 2.826 m², a sede própria da Justiça do Trabalho de Pouso Alegre possui acessibilidade universal, atendendo a critérios de sustentabilidade e economia, priorizando a funcionalidade e o conforto, com salas de audiências acessíveis a pessoas com deficiência, assim como todos os demais ambientes. A construção conta ainda, amplo hall de espera e um conjunto de banheiros para o público, masculino, feminino e acessível, vagas de estacionamento para carros, motos e bicicletas, sendo todos os pavimentos interligados por rampas e com possibilidade de expansão futura.

Com jurisdição também sobre os municípios de Albertina, Bom Repouso, Borda da Mata, Bueno Brandão, Camanducaia, Cambuí, Congonhal, Córrego do Bom Jesus, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Inconfidentes, Itapeva, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Ouro Fino, São João da Mata, Senador Amaral, Senador José Bento, Silvianópolis, Tocos do Moji, Toledo e Turvolândia, atuam no Fórum Trabalhista de Pouso Alegre os juízes Luiz Olympio Brandão Vidal, Eliane Magalhães de Oliveira e Andréa Marinho Moreira Teixeira, respectivamente, titulares da 1ª, 2ª e 3ª varas do trabalho, nas quais foram distribuídos, até o mês de setembro, 3.623 novos processos.

Visualizações: