TRT-MG participa no RJ do I Fórum de Ouvidorias Públicas

publicado 16/10/2014 06:58, modificado 16/10/2014 09:58
TRT-MG participa no RJ do I Fórum de Ouvidorias Públicas (imagem 1)

Começa nesta quinta-feira, 16, no Rio de Janeiro, o I Fórum de Ouvidorias Públicas do Estado do Rio de Janeiro . Promovido pelo TRT da 1ª Região - RJ, o encontro tem como objetivo aprimorar a atuação de Ouvidorias dos órgãos públicos e melhorar os serviços prestados à população.

Representando o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, estarão presentes ao Fórum as servidoras da Ouvidoria, Cristina Ávila Oliveira, assessora da Ouvidora do TRT-MG, desembargadora Emília Facchini, e Carolina Dias Figueiredo.

Participam do evento 109 ouvidorias de órgãos públicos das três esferas de governo localizados em território fluminense, além de outros Regionais trabalhistas. Boa parte das ouvidorias inscritas é de hospitais e secretarias municipais de Saúde.

O papel das Ouvidorias

A Ouvidoria é um canal aberto de comunicação entre o cidadão e as instituições públicas, recebendo, encaminhando e acompanhando sugestões, reclamações, denúncias e elogios acerca dos serviços prestados e detectando, dessa forma, oportunidades de melhoria.

A atuação e a importância das Ouvidorias foram fortalecidas com a entrada em vigor da Lei Nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação, por meio da qual os serviços públicos foram instados a exibir, de forma clara, objetiva e transparente a sua atuação.

As Ouvidorias Públicas permitem sentir e ouvir o que o cidadão pensa sobre os serviços prestados pelo Estado, sendo um dos mais importantes canais para a concretização do exercício da cidadania. (com informações do site www.trt1.jus.br)

TRT-MG participa no RJ do I Fórum de Ouvidorias Públicas (imagem 2)
Carolina Dias Figueiredo; Cristina Ávila Oliveira; José Eduardo Elias Romão, ouvidor-geral da União; desembargadora Edith Maria Correa, ouvidora do TRT1, e Janubia Castro, assessora

Visualizações: