Contribua para a Política Socioambiental do TRT

publicado 06/12/2016 10:58, modificado 07/08/2017 10:47

Até o dia 6 de janeiro próximo, está sendo realizada a Consulta Pública sobre a Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-MG (PRS-TRT3). A participação é aberta para magistrados, servidores, funcionários que trabalham no Tribunal por meio de empresas contratadas, jurisdicionados, cidadãos e organizações em geral.

A minuta com o texto preliminar da política pode ser consultada clicando aqui . As contribuições são enviadas por e-mail para a Seção de Gestão Socioambiental (socioambiental@trt3.jus.br). Na mensagem, deve ser incluído o nome completo do autor da proposta e, se for o caso, da organização que representa.

O intuito principal da PRS-TRT3 é apresentar o conjunto de princípios e diretrizes específicos do Tribunal relacionados à sua atuação como órgão público dotado de responsabilidade socioambiental, além de consolidar essa temática na cultura da instituição. O texto proposto adota os princípios e as diretrizes gerais da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho (PNRSJT) , instituída pelo Ato Conjunto CSJT.TST.GP N.º 24/2014.

Na construção da PRS-TRT3, deu-se foco à realidade do Tribunal e, nesse sentido, às prioridades atualmente presentes na instituição que balizam suas iniciativas no campo da gestão socioambiental. O texto preliminar inclui diversas ações que já estão sendo implementadas. A responsabilidade socioambiental integra o rol de valores do Tribunal, conforme consta no Plano Estratégico 2015-2020 .

A minuta apresentada propõe objetivos, princípios e diretrizes gerais, público-alvo, eixos de atuação e instrumentos de monitoramento. Os eixos indicados no texto preliminar são aqueles já adotados pela Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental e pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão: acessibilidade, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e controle e uso de materiais, comunicação para a sustentabilidade e gerenciamento de resíduos sólidos. (David Landau)

Visualizações: