Seminário em Viçosa discute amanhã saúde e segurança no trabalho rural

publicado 02/12/2014 09:00, modificado 02/12/2014 11:00
Seminário dia 3 na UFV discute saúde e segurança no trabalho rural (imagem 1)

Com objetivo de conscientizar e sensibilizar os trabalhadores rurais sobre a saúde e a segurança no trabalho rural, o TRT de Minas, por meio dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, a Fetaemg e a Faemg, realizam, durante todo o dia de amanhã, 3 de dezembro, no auditório do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, o 1º Seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho Rural, com enfoque especial nas consequências do uso de agrotóxicos.

O seminário vai discutir a aplicação da Norma Regulamentadora nº 31 (NR-31), do Ministério do Trabalho e Emprego, que "estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e exploração florestal com a segurança e saúde e o meio ambiente do trabalho".

As inscrições devem ser feitas no local do evento, situado no campus da referida universidade, Avenida Peter Henry Rolfs, s/n - Viçosa. O credenciamento dos participantes ocorrerá das 8 às 9h, precedendo a solenidade de abertura, conduzida por magistrados do TRT-MG com participação dos dirigentes da Fetaemg e da Faemg.

Palestras

Na primeira palestra do seminário (veja programação aqui) , às 9h30, o desembargador do TRT-MG, Anemar Amaral, apresenta o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro do CSJT/TST, do qual é gestor regional juntamente com o juiz Eduardo Ferri, do mesmo tribunal, coordenador do painel. Às 10h30, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego Carlos Fernando Lage Paixão fala sobre o tema: "Norma Regulamentadora nº 31 - Alternativas para uso de agrotóxicos", em painel coordenado pela também auditora Milene Vieira Dias, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais.

Depois do almoço, das 12 às 13h, o evento prossegue com a palestra "Produção Rural, Sustentabilidade e Saúde", a cargo da professora Terezinha Campos, representante da Fetaemg - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais. Na coordenação do painel, o auditor fiscal da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Jorge Henrique Costa Augusto.

"Construindo a Segurança no Trabalho Rural" é o tema da última palestra do seminário, às 14h, de Odair Sanches, técnico em segurança do trabalho, titular da empresa de treinamentos que leva seu nome e tutor do Curso Tecnólogo de Segurança do Trabalho - Unisa/Patos de Minas, com a auditora fiscal Milene Vieira Dias, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas, na coordenação do painel.

Visualizações: