Você está aqui:

Inaugurada sede própria da Justiça do Trabalho em Sete Lagoas

publicado: 21/02/2019 às 19h34 | modificado: 22/02/2019 às 16h09

800px1_2018_0221_SeteLagoas_InauguraForum_LA__6.jpg

Fotos: Leonardo Andrade

Trata-se de importante aquisição que, nas diretrizes orçamentárias do CSJT, soma-se às metas da administração do Tribunal, garantindo que a jurisdição trabalhista se faça adequadamente presente em Minas Gerais, condição também necessária para cumprir-se o acesso à Justiça, princípio que toca o cerne do programa normativo da Constituição”. Com essas palavras, o presidente do TRT-MG, desembargador Marcus Moura Ferreira, inaugurou a sede própria do Fórum Trabalhista de Sete Lagoas, município mineiro situado a 72 quilômetros de BH, na tarde desta quinta-feira (21). 

Ele ainda destacou a cidade “como principal polo econômico da região, onde se produzem bens e serviços diversificados, criam-se empregos e se desenvolvem incontáveis relações sociais que os fatos econômicos instauram e transformam a cada momento”. (veja o discurso na íntegra)

O advogado Adriano Cotta de Barros e Silva, presidente da 46ª Subseção da OAB/MG, disse que o dia era histórico, não só para o Judiciário, mas para toda a cidade. “Muito se fazia necessária a instalação de uma nova sede com espaço mais adequado que priorizasse os princípios básicos da sustentabilidade e acessibilidade”, afirmou. 

Adriano ainda frisou que a Justiça do Trabalho não deve ser medida pelo que arrecada ou distribui, mas pela pacificação social que promove e com o fazer justiça. “É da Justiça do Trabalho que saem muitos dos bons exemplos que devem ser seguidos por outros ramos do Judiciário”, completou. 

Titular da 1ª Vara do Trabalho e diretor do Foro de Sete Lagoas, o juiz Paulo Eduardo Queiroz Gonçalves lembrou que a inauguração da nova sede facilita o acesso à Justiça Trabalhista para a população da cidade e demais municípios sob sua jurisdição. “A localização central das novas instalações, ladeadas pelo Restaurante do Trabalhador e também pelo Terminal Urbano de Transporte Coletivo, reforça e exalta a preocupação com a acessibilidade”, destacou.

Ao fazer a bênção da nova sede, o padre Evandro Bastos desejou "que seja uma casa de escuta daqueles que, em algum momento, tiveram seus direitos castrados".

A solenidade foi prestigiada também pelo prefeito municipal, Leone Maciel Fonseca, pelos desembargadores Márcio Flávio Salem Vidigal e Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, respectivamente, primeiro vice-presidente e vice-corregedor do TRT-MG, e pelo juiz Cléber José de Freitas, titular da 3ª Vara do Trabalho. Ainda marcou presença o diretor-geral do tribunal, Douglas Eros Pereira Rangel, a diretora judiciária, Telma Bretz Pereira, a secretária-geral da Presidência, Ludmila Pinto da Silva, servidores e autoridades da região.

800px2_2018_0221_SeteLagoas_InauguraForum_servidores_LA__27.jpg

Jurisdição

Com jurisdição sob os municípios de Araçaí, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Inhaúma, Jequitibá, Paraopeba, Prudente de Morais e Santana de Pirapama, as três varas do trabalho de Sete Lagoas receberam, em 2018, 2.719 novos processos trabalhistas.

Galeria de fotos

Visualizações: