JT-MG lança calendário 2020 em homenagem a Brumadinho
Foi lançado, na tarde desta terça-feira (3), o calendário da Justiça do Trabalho em Minas Gerais para 2020. Com o tema Brumadinho: um olhar para o futuro, a proposta foi de não abordar as lembranças tristes e dolorosas deixadas pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro deste ano, mas explorar o encanto da cidade e sua gente.
O calendário é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do TRT-MG e já está disponível na versão on-line. Esta edição tem como novidade um QR Code em cada página. Ao fazer a leitura dos códigos, o usuário assistirá a vídeos que mostram como as fotos foram produzidas. Clique aqui e confira.
Após meses de apuração e pesquisa com moradores de Brumadinho, foi escolhida, para cada mês, uma palavra que traduz sentimentos que a população local tem em relação ao trabalho de reconstrução do município, ilustrada por imagens das belezas e dia a dia de seu povo.
Junto ao lançamento do calendário, também foi inaugurada uma exposição com 30 fotos entre as milhares que foram tiradas pelos fotógrafos da Secom Leonardo Andrade e Madson Morais, durante o desenvolvimento do projeto. A mostra fotográfica conta com o apoio da Associação dos Servidores do Tribunal do Trabalho da 3ª Região (Asttter) e está aberta para visitação até 19 de dezembro na entrada da sede do TRT-MG, na avenida Getúlio Vargas, 225, em Belo Horizonte.
Representando a administração do Tribunal, o desembargador Fernando Rios Neto (corregedor) fez a abertura da solenidade de lançamento do calendário. Muito emocionado, ele lembrou a tragédia de Brumadinho e o empenho da Justiça do Trabalho em entregar aos atingidos uma prestação jurisdicional célere.
“O que queremos com o calendário é prestar solidariedade à comunidade de Brumadinho no trabalho de recuperação e reconstrução da cidade”, afirmou o corregedor. Ele parabenizou toda a equipe da Secom pela realização do calendário e da exposição de fotos.
A juíza Renata Lopes Vale, titular da 5ª Vara do Trabalho de Betim, onde está a maioria dos processos sobre o rompimento da barragem, também falou no evento. Ela fez um apanhado da prestação jurisdicional até o momento e ressaltou o grande esforço entre todas as partes envolvidas em buscar a conciliação. Como exemplo, a juíza citou um acordo histórico entre Vale e familiares dos trabalhadores mortos na tragédia, homologado em 15 de julho.
"Somente nas varas do trabalho de Betim, mais de R$ 1 bilhão já foram pagos em indenizações, em um acidente que ocorreu tem menos de um ano. Então, eu tenho a certeza de que a Justiça do Trabalho cumpriu a sua proposta inicial de celeridade na prestação jurisdicional e, mais importante, de uma forma muito justa", destacou Renata.
Ao falar sobre o calendário, ela disse que ficou encantada com a iniciativa da Secom de mostrar o lado positivo de Brumadinho e de como a sociedade agora está "ressurgindo da lama".
A solenidade foi acompanhada por magistrados e servidores do TRT-MG.
Fotos: Leonardo Andrade.