Mais de cem alunos visitam o TRT na Semana da Aprendizagem
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Durante a Semana da Aprendizagem Profissional, o Programa Justiça e Cidadania promoveu visitas de professores de escolas públicas e de estudantes de escolas estaduais à Exposição Justiça e Cidadania. A programação incluiu a recepção a três turmas do ensino fundamental e médio, nos dias 26, 27 e 28 de agosto (terça, quarta e quinta-feira), com visitas guiadas e audiências simuladas. No dia 25 de agosto (segunda-feira), a Semana foi aberta com atividade voltada para os professores.
Saiba mais sobre esta iniciativaA Justiça do Trabalho de Minas Gerais recebeu alunos de três escolas estaduais na Semana da Aprendizagem Profissional do TRT-MG. A atividade faz parte do Programa Justiça e Cidadania, que há 24 anos promove a integração entre a Justiça do Trabalho e instituições de ensino. As turmas participaram de visita guiada à Exposição Trabalho & Cidadania, durante a qual puderam realizar atividades lúdicas, fazer exercícios com imagens que mostram diversas realidades históricas do trabalho e, após um lanche oferecido pelo Tribunal, da simulação de uma audiência de processo trabalhista.
Visita dos estudantes da Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho à Exposição Trabalho e Cidadania
A Semana da Aprendizagem Profissional foi aberta na segunda-feira (25/8) com uma oficina destinada aos professores de escolas públicas da capital mineira. Nesta primeira atividade, além da audiência e da visita guiada, os educadores também puderam conhecer o Programa de Equidade e o Centro de Memória. A ideia do evento é promover o Programa Menor Aprendiz como meio de acesso do jovem de 14 a 24 anos ao mercado de trabalho em condições diferenciadas, com jornada específica e garantia de frequência em instituição de ensino.
Programação
Terça-feira (26/08) foi o dia de receber os alunos do 9º ano do fundamental da Escola Estadual Instituto Agronômico. Turmas do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho participaram na quarta-feira (27/08). A programação da Semana terminou nesta quinta-feira (28/08) com o 6º e o 7º ano da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta. Os grupos foram compostos por estudantes, em sua maioria, entre 12 e 16 anos.
Audiência simulada coordenada pela juíza Erica Aparecida Pires Bessa
As audiências simuladas são coordenadas por magistrados da Justiça do Trabalho e consistem em encenações com os próprios alunos no papel das partes e dos advogados. Ao longo da atividade, o juiz que coordena a audiência orienta os participantes sobre qual o tipo de atuação esperado de cada um dos personagens. O momento se transforma numa verdadeira aula prática que serve para dar uma visão geral sobre como as audiências ocorrem na realidade. O caso fictício abordado nas atividades está ligado a situações de trabalho infanto-juvenil, seguindo a temática da semana.
Percepções
A audiência desta quinta-feira, ficou a cargo juíza titular da 9ª Vara do Trabalho da capital, Érica Aparecida Pires Bessa. A magistrada elogiou o programa e falou sobre o que a motiva a participar, dando ênfase para a conscientização sobre a importância do trabalho humano e, ainda por cima, para a oportunidade de também abordar a proibição do trabalho infantil e os requisitos da relação de trabalho aprendiz. Ela elogiou a turma que participou da audiência simulada e falou sobre a expectativa de que a atividade sirva como inspiração aos agora alunos para que possam se direcionar ao campo do direito. Segundo a juíza, trata-se de uma oportunidade para "descortinar um pouco o que é o Judiciário, o que é uma audiência, o acesso ao Juízo e às carreiras de direito".
Juíza Érica Aparecida Pires Bessa coordenando audiência simulada
A professora de inglês da turma que participou da última visita da semana, Christiane Tórquia, avalia que atividade foi importante para passar às crianças um conhecimento que elas ainda não tinham, ampliando o horizonte delas. Ela agradeceu ao Tribunal e disse que a experiência vai servir para enriquecer os debates em salas de aula, permitindo um olhar muito mais esclarecido. Para ela, as apresentações foram fantásticas. Já para o professor André Henrique, que dá aula de educação física para a turma, o destaque foi para possibilidade de se expandir a conscientização sobre a realidade do trabalho infantil.
O Programa Justiça e Cidadania é promovido pelo Centro de Memória, unidade que integra a Escola Judicial do TRT-MG.
Veja galeria de fotos de terça-feira (26/8)