Multiplicadores do conhecimento: Semana da Aprendizagem Profissional é aberta no TRT-MG
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Nesta segunda-feira (25/8), professores da rede pública participaram de atividades formativas na sede do TRT-MG, com foco na conscientização sobre a importância do combate ao trabalho infantil. A iniciativa integra a Semana de Aprendizagem Profissional no TRT-MG, promovida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, em parceria com o Centro de Memória/Escola Judicial e com a participação do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos (Recaj), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento desta segunda-feira foi conduzido pela gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Maria Raquel Zagari Valentim, e reuniu cerca de 20 professores de escolas municipais e estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana. Durante o encontro, a magistrada apresentou os programas institucionais do TRT-MG, trouxe números alarmantes sobre o trabalho infantil no país, reforçando a necessidade de combatê-lo, e ainda realizou uma audiência simulada abordando a questão. Na ocasião, os professores desempenharam os papéis de reclamante, reclamada, preposto e advogados.
A desembargadora explicou que o propósito da atividade foi trazer informações acerca do trabalho infantil e dos contratos de aprendizagem. “O que a gente quer é trazer conhecimento e poder falar com os professores que vão levar isso para dentro da sala de aula. Assim, eles passam a ser replicadores de ideias. O grande trabalho dos programas é esse de levar conhecimento para que tenhamos um mundo melhor”.
Para Nize Alves, coordenadora da Escola Municipal Professora Maria Mazarello, “a visita valeu a pena. É um tema muito importante de trabalhar, porque muitas vezes a criança não entende que aquela atividade que ela faz ali é um trabalho. É na escola que ela vai ser conscientizada disso”, finalizou.
Novas visitas e participação em audiências simuladas
A Semana de Aprendizagem Profissional no TRT-MG continua até quinta-feira (28/8). Nos próximos dias, alunos do ensino fundamental e médio de escolas estaduais participarão do programa Justiça e Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Memória/Escola Judicial. A iniciativa busca estreitar os laços entre o Tribunal e a comunidade por meio de ações educativas.
Durante a programação, os estudantes farão visitas mediadas à exposição Trabalho & Cidadania e participarão de audiências simuladas conduzidas por magistrados da Justiça do Trabalho.
26/8, terça-feira - alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Instituto Agronômico
27/8, quarta-feira - alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Benvinda de Carvalho
28/8, quinta-feira – alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta