Mauro César Silva toma posse como desembargador do TRT-MG
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Mauro César Silva tomou posse como desembargador do TRT-MG, promovido por antiguidade após a aposentadoria de José Murilo de Morais. Em sua fala, destacou a importância da agilidade e da conciliação na Justiça do Trabalho. Com uma carreira iniciada em 1992 no TRT-MG, foi homenageado na cerimônia com a Medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário.
Saiba mais sobre esta iniciativaServidor, juiz e agora desembargador do TRT-MG. Na noite desta quarta-feira (10/9), foi realizada a solenidade de posse do novo juiz de segunda instância do Regional mineiro. Durante a cerimônia, Mauro César Silva, que foi promovido pelo critério de antiguidade em vaga decorrente de aposentadoria do desembargador José Murilo de Morais, destacou um dos grandes desafios da magistratura: “Em qualquer situação, a sociedade quer respostas rápidas da Justiça do Trabalho diante das inúmeras demandas que aqui chegam”. O magistrado ainda ressalta que “não se pode esquecer que a Justiça do Trabalho nasceu com o DNA de conciliação e julgamento e vem se empenhando para dar conta de seu ofício seguindo esse binômio”.
A presidente da instituição, desembargadora Denise Alves Horta, enfatizou as qualidades do recém-empossado: “Discreto, estudioso, competente e autor de decisões primorosas, atendeu à vocação, ao chamado para o exercício da magistratura, missão que desempenha com esmero, de modo a assegurar uma justa proteção aos cidadãos da sociedade em que vivemos”.
Em seguida, Mauro César assinou o termo de admissão da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha e foi agraciado pela presidente do TRT-MG com a Medalha no Grau Grã-Cruz.
Presenças
Além da presidente, a solenidade contou com a presença dos desembargadores que compõem a Administração do TRT-MG: 1º vice-presidente Sebastião Geraldo de Oliveira; 2º vice-presidente Emerson José Alves Lage; corregedor Manoel Barbosa da Silva; e o vice-corregedor Antônio Carlos Rodrigues Filho. Diversos outros magistrados do Tribunal estiveram presentes, entre eles, o juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado; a juíza Anaximandra Kátia Abreu Oliveira, presidente da Amatra3; e o desembargador recém-aposentado José Murilo de Morais. Servidores, advogados, familiares e amigos do empossado também compareceram à solenidade.
Currículo
Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mauro César iniciou a carreira no TRT mineiro em 1992 como técnico judiciário. Em 1993, tomou posse como juiz substituto, sendo promovido a juiz titular em 1998. Atuou em diversas varas do interior e estava como juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Nova Lima desde 2015. Entre suas funções de destaque, foi coordenador acadêmico da Escola Judicial do TRT-MG (2014-2015) e hoje integra o Comitê de Ética e Integridade do tribunal para o biênio 2024-2025.