Seminário internacional debate mediação a partir desta segunda-feira

publicado 17/04/2017 16:05, modificado 21/10/2018 10:55

550x317a_2017_0417_SeminarioInterMediacao_LA.jpg
Foto: Leonardo Andrade

O III Seminário Internacional de Mediação iniciou na manhã segunda-feira (17) e encerra-se na próxima quarta. Fruto de uma parceria entre a França e o Brasil, o evento, realizado no auditório do TJ-MG, debate o instituto da mediação, sua aplicação prática nas instituições, o papel do Judiciário na sua implementação e as diferenças em relação a outros métodos de solução de conflitos.

É uma atividade promovida pela Conférence Internationale de Médiation pour la Justice (CIMJ), pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG e pelo Instituto de Mediação Aplicada (IMA) que conta com o apoio de diversas instituições, entre elas a Escola Judicial do TRT-MG. Participam autoridades e especialistas do Brasil, da França e de Portugal.

Neste primeiro dia da programação, a juíza Martha Halfeld de Mendonça Schmidt, membro do Tribunal de Apelações da ONU e titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, que compôs a mesa de abertura, profere palestra com o tema "Distintos olhares sob a Mediação" às 17 horas.

Junto à juíza do TRT-MG, compuseram a mesa de abertura: o presidente do TJ-MG, desembargador Herbert José Carneiro; o secretário-geral do CNJ, juiz auxiliar Júlio Ferreira de Andrade; o conselheiro do CNJ, desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagem; a presidente do Instituto de Mediação Aplicada (IMA), psicóloga Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira; o 1º vice-presidente do TJ-MG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o 2º vice-presidente do TJ-MG e responsável pela Escola Judicial do Tribunal, desembargador Wagner Wilson Ferreira; o 3º vice-presidente do TJ-MG, desembargador Saulo Versiani Penna; o corregedor-geral de justiça do estado, desembargador André Leite Praça; e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares. Fizeram uso da palavra, antes do início das palestras, a presidente do IMA, o presidente do TJ-MG e o secretário-geral do CNJ.

Do TRT-MG, também esteve presente ao evento o presidente da Amatra-3, juiz Glauco Becho. (David Landau)

Visualizações: