Encontro de corregedorias da JT debate uniformização de procedimentos
Representantes de corregedorias de 23 TRTs se reuniram em 21 e 22 de junho na sede do TRT da 15ª Região (Campinas) para discutir diversos temas, como a uniformização de procedimentos nos tribunais e a elaboração de relatório de práticas desenvolvidas no país, com eventuais sugestões de padronização. A instalação do sistema PJe-Corr (Meta 1 do CNJ) e a proposta para realização da Mostra Nacional de Boas Práticas em 1ª Instância, entre outros assuntos, também estiveram na pauta. O TRT-MG foi representado pelo secretário da Corregedoria Mozart Secundino de Oliveira Júnior.
Na oportunidade, foram apresentados o termo de cooperação para suprimir a expedição de cartas precatórias entre os TRTs e o planejamento estratégico da Corregedoria do TRT da 15ª Região. A partir da análise das atas de correição dos Regionais, os participantes avaliaram exemplos que poderiam ser compartilhados como boas práticas.
O encontro aberto pela vice-corregedora do TRT de Campinas(SP), desembargadora Susana Graciela Santiso, contou com a participação do diretor de secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Carlos Tiusso, do coordenador e do vice-coordenador dos Encontros de Secretários de Corregedoria, Vladimir Nei Suato (TRT/15) e Marcelo Marques de Matos (TRT18).
A implementação das propostas e o aprofundamento dos debates pautarão os próximos encontros de corregedorias a serem realizados bimestralmente. (David Landau)