Congresso lança livro sobre aplicação da tecnologia na exploração de mão de obra

publicado 30/05/2017 12:27, modificado 21/10/2018 10:54

Novas formas de aplicação da tecnologia na intermediação de mão de obra estão sob analise no livro que será lançado na quarta-feira (31), durante o coquetel de abertura do Congresso Direito, Trabalho e Tecnologia, que também tratará do tema. "Tecnologias Disruptivas e a Exploração do Trabalho Humano" é o título da obra coordenada pela analista judiciária Ana Carolina Reis Paes Leme, pelo juiz Bruno Alves Rodrigues e pelo desembargador José Eduardo Resende Chaves Júnior, do TRT-MG, com a participação de outros 41 operadores do direito de diferentes países, entre magistrados, docentes, advogados, servidores e estagiários.

250x343_CARTAZ_amat_trt_tecnologia2cpia.jpgO lançamento do livro ocorre às 21h, após a cerimônia de abertura do Congresso, marcada para as 19h, e a aula magna do professor da Faculdade de Coimbra / Portugal João Leal Amado, coautor da obra. O Congresso, que se encerra na sexta-feira (2), será realizado no Centro de Conferências "The One Business Center" (Av. Raja Gabaglia, 1143 - Luxemburgo, Belo Horizonte/MG). É um evento promovido pela OAB-MG e pela Associação Mineira de Advogados Trabalhistas (Amat) com apoio do TRT-MG e de outras instituições.

O livro ensaia as primeiras conceituações jurídico-trabalhistas para o fenômeno da chamada uberização da economia, que trata dos impactos da nova tendência do capitalismo hypster no mundo do trabalho, de acordo com texto publicado em material promocional. Diante de novas plataformas eletrônicas que se apresentam como alternativa para a economia, coloca-se o desafio, para o Direito do Trabalho, de "distinguir o joio do trigo". O texto cita a atuação de imensas corporações planetárias que, como empregadores-nuvem, dominam mercados e trabalhadores.

Além dos três coordenadores, são autores da obra vinculados ao TRT-MG: os desembargadores Maria Cecília Alves Pintoe Márcio Túlio Viana (aposentado); os juízes Adriana Campos Freire Pimenta, Wanessa Mendes de Araújo, Antônio Gomes de Vasconcelos, Geraldo Magela Melo, José Leonardo Tibo Barbosa Lima e Márcio Toledo Gonçalves; os servidores Raquel Betty de Castro Pimenta, Rômulo Soares Valentini e Tiago Falchetto Silva; os estagiários Letícia Righi Rodrigues de Xavier Chaves e Rodrigo Melo Alexandre; e a ex-estagiária Carolina Rodrigues Carsalade. (David Landau)

Confira a programação do congresso.

Visualizações: