Centro Cultural do TRT-MG abre nova exposição da artista mineira Yara Tupynambá
Foi aberta na noite desta terça-feira (20/5), no Centro Cultural do TRT-MG (Rua da Bahia, 112) a exposição "Destino Insólito", da consagrada artista mineira Yara Tupynambá. A exposição ficará aberta ao público até 19 de setembro, sempre de 9 às 17h, com várias atividades programadas, como palestras, visita guiada, oficinas de arte, pintura e colagem para crianças, oficinas de arte para adultos, oficinas de pintura coletiva com a realização de painel. O projeto tem a curadoria do vice-presidente do Instituto & Memorial Yara Tupynambá, David Faria. Segundo ele, o tema da mostra “Destino Insólito” é uma simbologia da obra “Chica da Silva em seu navio”, da mesma artista, feita para a Praça da Unesco, na cidade de Diamantina (MG). A curadora do Centro Cultural, desembargadora Emília Facchini, recepcionou os convidados para a estreia da mostra. Eles puderam conhecer detalhes das obras.
Cronograma de atividades
O cronograma oficial da exposição dividiu os eventos nas seguintes datas:
5/6 e 17/6- oficinas de pintura coletiva com realização de painel;
5/6 e 7/8 - Palestras - Tema: "A História de Minas pelas Obras de Yara Tupynambá"
7/8 e 10/9- oficina de arte para adultos
19/8 e 4/9 - oficina de arte, pintura e colagem para crianças
4/9 - visita guiada
Todas as atividades serão ministradas pelos membros do Instituto & Memorial Yara Tupynambá e demais informações sobre como participar serão divulgadas futuramente.
Yara Tupynambá - artista consagrada
Nascida em Montes Claros, Minas Gerais, Yara Tupynambá é considerada a “primeira-dama” da arte mineira. Com uma carreira sólida e vasta, a artista é reconhecida internacionalmente. Sua obra, marcada pela força e sensibilidade, foi condecorada por diversas entidades culturais e históricas, tendo centenas de murais e painéis instalados pelo mundo, incluindo espaços públicos, dezenas deles tombados pelo Patrimônio Histórico, além de diversos livros publicados sobre sua obra.