Alunos da rede particular participam do Justiça e Cidadania

publicado 18/10/2018 14:23, modificado 18/10/2018 16:46

-

Foto: Madson Morais

O TRT-MG recebeu nesta semana cerca de 150 estudantes, com idade entre 9 e 18 anos, para ações educativas do Programa Justiça e Cidadania especial Outubro da Criança. Os alunos das escolas Emília Ferreiro, Serra e Logosófico participaram de atividades dinâmicas que estimularam discussões sobre a história do trabalho no Brasil, a partir de pontos específicos, como Período Colonial, Primeira República, Era Vargas e Ditadura Militar.

Entre as dinâmicas realizadas com alunos nesta semana, destacam-se jogo da memória, o qual fomentou discussões sobre o trabalho técnico realizado no Brasil entre 1945 a 1964 (continua atual até hoje) e a linha do tempo, que levantou questões significativas sobre as mudanças na legislação trabalhista entre 1943 até os dias atuais. Também foram abordados temas relacionados às condições de trabalho das minorias no país.

“Participar da simulação que abordou processo trabalhista envolvendo trabalho infantil é indispensável para nós cidadãos. Temos que preservar os direitos das crianças e dos adolescentes, porque senão elas correm o risco de terem o futuro prejudicado”, destacou Júlia Ferreira Santos, aluna do 1º ano do ensino médio.

Após o lanche, os participantes puderam conferir audiências simuladas sobre trabalho infantil, que foram presididas pelas juízas Maila Vanessa de Oliveira Costa, Samantha da Silva Hassen Borges, Maritza Eliane Isidoro e Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim. Elas explicaram às crianças e aos adolescentes o funcionamento de um processo da JT e frisaram a importância de priorizar os estudos.

GALERIAS DE FOTOS:

Escola da Serra - 15/10/2018

Colégio Emília Ferreiro - 16/10/2018

Colégio Logosófico - 17/10/2018

Colégio Emília Ferreiro - 18/10/2018

 

 

Visualizações: