Jornada destaca empregados que também são empreendedores e se realizam profissionalmente

publicado 30/10/2018 13:31, modificado 30/10/2018 13:31

As trajetórias que três trabalhadores percorreram para abrir o próprio negócio sem abandonar seus empregos são destaque no Jornada. 

Para milhões de brasileiros, ter um trabalho com carteira assinada não é o suficiente para pagar todas as contas, tampouco garantir realização profissional. Dados do Sebrae apontam que 7,4 milhões de pessoas no País têm o próprio negócio. A reportagem especial do Jornada mostra os relatos de três trabalhadores que resolveram tornar real o sonho do empreendedorismo sem, no entanto, abrir mão do emprego. 

Histórias como a do bancário Rafael Baiocchi, que se divide entre o trabalho formal e o estúdio de tatuagem que montou há alguns anos. Atualmente, ele fatura mais como tatuador do que como empregado de banco. “A tatuagem começou como um hobby, mas a ideia de montar um estúdio surgiu da necessidade mesmo”, afirma. 

Ênio Pinto, especialista em empreendedorismo do Sebrae, observa que os pequenos negócios são predominantes na economia brasileira. “Cerca de 70% dos CNPJs abertos no Brasil são de microempreendedores individuais”, diz. A reportagem mostra os primeiros passos que devem ser dados por quem quer abrir uma microempresa. O especialista do Sebrae lista também os requisitos principais que um bom empreendedor deve ter. 

Veja ainda os direitos e benefícios a que os micro e pequenos empreendedores têm acesso. O que é melhor? A segurança de um emprego com carteira assinada ou a ousadia de apostar no próprio negócio? A servidora pública e empresária Polliana Ribeiro conta a experiência de bater o ponto pela manhã e comandar uma loja de roupas no resto do dia. Assista ao Jornada no canal oficial do TST no Youtube. 

Outras reportagens

O quadro “Tá Explicado” apresenta os requisitos para a readmissão de empregados. Conheça as leis e os regulamentos que tratam do assunto e tire todas as dúvidas sobre quem pode e quem não pode ter o vínculo empregatício reestabelecido. 

A Justiça do Trabalho na Paraíba organizou a exposição “Um mundo sem trabalho infantil”, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. Por meio de painéis montados no forte da cidade, mais de 200 estudantes de escolas do município tiveram contato com as piores formas de exploração do trabalho de crianças e adolescentes. 

O quadro “Trabalha Brasil” visitou a Casa do Piano, em Brasília, para mostrar a rotina de Rogério Resende, restaurador e afinador de pianos. Atualmente, ele conta com mais de 400 clientes, entre professores, músicos e artistas em geral. Conheça a história de perseverança do profissional, que trocou o único carro da família por um piano para poder iniciar a carreira. 

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e aos sábados e domingos, às 6h. Assista ao programa a qualquer hora no canal do TST no Youtube - https://www.youtube.com/user/tst.

Para mais conteúdo do Jornada, acesse a Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLSAyE9HVlBfJDdEUo15yfu-S9Ag_CWMWY

Visualizações: