Você está aqui:

Presidente do TRT-MG visita nova sede do Fórum Trabalhista de BH e destaca melhorias

publicado: 17/09/2025 às 18h17 | modificado: 17/09/2025 às 20h28

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, visitou a nova Unidade 2 do Fórum Trabalhista de BH e destacou as melhorias nas condições de trabalho. O prédio conta com estrutura moderna, acessível e sustentável, abrigando 24 Varas do Trabalho e diversos setores de apoio.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta quarta-feira (17/9), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), desembargadora Denise Alves Horta, acompanhada do juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado, realizou visita às instalações do novo prédio localizado na Rua Paracatu, recém-inaugurado para abrigar a Unidade 2 do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte. Eles foram recebidos pelo diretor do Foro, juiz Marcos César Leão, e percorreram o edifício, dialogando com magistrados, servidores e trabalhadores terceirizados que atuam no local.

Durante a visita, a presidente destacou os avanços na infraestrutura e as melhorias nas condições de trabalho. “Foi uma visita muito especial e que pudemos receber um feedback positivo do que os servidores e juízes estão sentindo com as novas instalações. Identificamos uma melhoria grande das instalações em relação ao outro prédio (unidade 1) onde funcionavam todas as 48 varas da capital”.

Magistrados do TRT-MG conversam durante visita a unidade 2 do Fórum Trabalhista de BH

A desembargadora ressaltou também que há necessidades de outras reparações que já estão sendo avaliadas. “Aspectos pontuais precisam de ajustes, que estão sendo providenciados. As equipes que funcionam nas mais diversas salas nos listaram aquilo que precisa ser melhorado e a nossa engenharia está a par da situação. O prédio ficará cada vez melhor para garantir uma boa qualidade de trabalho e, consequentemente, a qualidade da prestação jurisdicional”, afirmou.

Instalações

A nova unidade abriga 24 das 48 Varas do Trabalho de Belo Horizonte (da 25ª à 48ª), que anteriormente funcionavam no tradicional prédio da Rua dos Goitacazes, nº 1.475, no bairro Barro Preto. As 24 varas restantes (1ª a 24ª) permanecem na Unidade 1.

Com 12 andares, o edifício comporta de duas a três varas por pavimento, além de diversas estruturas de apoio, entre elas: o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau (Cejusc-JT), setor de Atermação (responsável por receber e registrar as reclamações trabalhistas apresentadas por trabalhadores que desejam ingressar com uma ação na Justiça do Trabalho sem a assistência de um advogado), Secretaria de Mandados Judiciais, Juízo Auxiliar de Execução, Secretaria de Apoio Judiciário, salas de pré-audiências, sala de reuniões, espaço de convivência para magistrados e diversas unidades de apoio técnico do Tribunal.

Acessibilidade

Um dos destaques do novo prédio é sua estrutura voltada à acessibilidade e ao bem-estar de todos os usuários da Justiça do Trabalho. As portas possuem vãos compatíveis com cadeiras de rodas, os banheiros foram projetados conforme os requisitos legais de acessibilidade, e o edifício conta com sala de amamentação, oferecendo conforto e segurança às mães que frequentam o local.

Presidente do TRT-MG e juiz diretor do Foro Trabalhista de BH conversam em visita a nova unidade do Tribunal

Além disso, os trabalhadores terceirizados foram contemplados com vestiários, refeitório, área de descanso e sanitários amplos, acessíveis e bem equipados — assegurando condições adequadas de trabalho, higiene e conforto.

Sustentabilidade

A economia também é meta do Judiciário Trabalhista. Alinhado aos princípios de responsabilidade ambiental e eficiência, o novo edifício também incorpora medidas sustentáveis, como sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica instalado na cobertura; sistema de climatização do tipo VRF, com reaproveitamento da água da condensação; iluminação com luminárias LED de alta eficiência energética; além de outras tecnologias que visam a redução de consumo e o aproveitamento inteligente dos recursos.

Funcionamento

Desde o dia 4 de agosto, a Unidade 2 do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte está em pleno funcionamento, com atendimento ao público das 10h às 17h e atividades internas das 8h às 18h.

Quanto à Unidade 1, a retomada das atividades presenciais nas 1ª a 24ª Varas do Trabalho e demais setores do prédio da Rua dos Goitacazes será comunicada oportunamente, por meio de portaria da Presidência, conforme o andamento das obras de modernização e readequação do espaço.


Veja galeria de fotos.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br